quinta-feira, 6 de maio de 2010

Salmão

Houve época em que comer salmão era uma coisa especial. Eles vinham de longe e só os defumados chegavam aqui.


Depois começaram os frescos, que eram novidades e se você quisesse mostrar-se up to date, era só fazer um salmão para o jantar.

Tinha que ser cru por dentro! Assim é que se come, mas só os que entendiam comiam assim.


Depois virou barato e agora em qualquer lugar temos salmão. No japonês então, virou “carne de vaca”, nos supermercados, nos restaurantes por quilo, enfim pode-se enjoar de comer salmão em qualquer lugar.

Eu particularmente, continuo a gostar de comê-lo e ainda não enjoei, mas meu filho e marido preferem outra coisa a salmão, mas hoje o jantar vai ser salmão com molho de Shoyu, alho, mel, tirinhas de casca de mexerica e cebolinhas. Brócolis chapeado e arroz com gergelim.

Não cozinho mais o brócolis, ponho na frigideira bem quente com um fio de azeite, chapeio e depois ponho um pouco de alho, um pouco de Shoyu ou sal e deixo mais uns segundos na frigideira.


Salmão, coloquei primeiro do lado da pele, deixei torrar e virei deixando por um instante só para selar.

O molho que é o mais importante:

Piquei bastante alho e azeite deixando fritar um pouco, depois o mel, 1 colher cheia, as tirinhas de laranja ou mexerica e por último o Shoyu. Deixe ferver até ficar um pouco grosso e coloque as cebolinhas cortadas em pedaços.


Arroz misturado com gergelim preto para dar uma graça e ficar crocante e pronto!

Se não tiver mel pode colocar açúcar que dá no mesmo. Um pouquinho de suco de laranja ou limão também dá mais uma graça, gengibre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário