domingo, 9 de maio de 2010

Pudim de uva

Pudim de uva do Vô Otto




Nós comíamos este pudim em Petrópolis e era servido em prato de sopa para colocarmos leite. Um pedaço de pudim e leite gelado sem açúcar.

Era uma sobremesa bem estranha e esta mistura não é comum.

Só comi lá, meus irmãos e primos lembram muito bem mas ninguém mais sabe a receita.


Estou tentando fazer e já fiz com Maisena e suco de uva. Não deu muito certo.

Hoje resolvo fazer, suco de uva, fécula de batata e suco de limão.

Levei ao fogo deixei engrossar e levei à geladeira.

Desenformei e nada... Estava muito mole.

Voltei ao fogo com mais fécula de batata e vou ver se vai sair direito.

Queria tanto que desse certo, ainda mais que sei que não deve ser uma coisa tão difícil.

Minha avó Gilda e minha tia Sônia deviam saber, mas de tão fácil nem tinham receita.

Fiquei muito feliz porque acertei e mais ainda porque todos gostaram e o pudim acabou.


Assim vai pra frente mais uma receita:

1 litro de suco de uva

5 colheres de sopa de fécula de batata cheias

2 colheres de açúcar

Suco de 1 limão ou mais.

Lavar ao fogo até ficar num ponto bem apertado, quando passa a colher e fica marcado, gruda na colher.

Come-se assim: Num prato fundo um pedaço de pudim, coloque leite gelado e põe um pedaço de pudim com um pouco de leite na colher, pudim e leite, pudim e leite...
Bom depois de eu ter publicado chegou uma receita que um primo achou:
1/2 k de uvas pretas 4 copos
150gr de açúcar
50 gr de Maisena
Bater tudo, coar e levar ao fogo para engrossar!!
Caderno da Tia Sônia!

Pessoal, tanto a maizena quanto a fácula de batata têm que misturar no líquido frio!!Se quiser colocar mais um pouco, mistura num copocom o líquido frio até diluir e depois passa para o líquido quente senão empelota tudo.

3 comentários:

  1. tem uma receita dessa na minha família, mas cozinha-se a uva preta até fazer um suco grosso. o restante é bem parecido. mas lembro que era muito trabalhosa!

    ResponderExcluir
  2. tem uma receita dessa na minha família, mas cozinha-se a uva preta até fazer um suco grosso. o restante é bem parecido. mas lembro que era muito trabalhosa!

    ResponderExcluir
  3. Faço sempre esse pudim pois também lembra minha infância.comiamos exatamente assim, com leite frio.’
    Coloca- se a uva preta na panela, com 2 copos de agua( 1 k de uvas)
    Deixa ferver. Côa. Então mede: ex: 4 copos do suco / 4 colheres (sopa) de açúcar 4 colheres ( sopa) de maisena. Vai ao fogo brando mexendo sempre. Quando ferver levantando bolhas, coloca-se na forma, ligeiramente untada com oleo

    ResponderExcluir