terça-feira, 18 de maio de 2010

Fígado, ame-o ou deixe-o!

Eu amo!


Quem te viu e quem te vê...

Quando almoçávamos no Colégio Sion, a coisa mais fedida e horrorosa que podia ter no almoço era fígado. Tinha vontade de vomitar com o cheiro. Aliás, quando era pequena detestava comer, para mim tudo enjoava, todo cheiro de comida me embrulhava o estômago, tinha a maior dificuldade em acabar um prato. Sofria a cada refeição e sempre era a última a sair da mesa, isto quando não ficava sozinha horas com aquele prato frio na minha frente até alguém se apiedar de mim e jogar a comida fora escondido da minha mãe ou da minha avó.

As coisas mudam, e mudam muito!

Hoje em dia eu posso contar nos dedos as coisas que detesto comer. Uma delas é... É...Viu? Nem sei mais o que detesto!

Fígado, por exemplo, aprendi aos poucos a gostar. Primeiro fígado de boi, depois o de galinha. Fígado acebolado com batata frita, cortado em tiras e frito com as batas já fritas. É o jeito que minha mãe fazia. Fígado de galinha bem torradinho com Nirá, come-se no japonês e eu adoro. Este com bastante cebola, sálvia e vinho, também é muito bom.

Lembro do meu filho menor que teve uma época anêmico, e o médico mandou comer fígado, ele sofria, não havia meio dele achar bom. Não insisti muito porque lembrava do meu sofrimento e acho que ele não gosta até hoje.

Não é um prato bonito, tentei tirar umas fotos que parecesse apetitoso, mas não sei se deu certo.


Fiz do seguinte modo:

Descasquei aquelas cebolinhas minúsculas, porque aqui em casa estava cheio delas para mandar fazer conserva pros Martines, e foi o que deu mais trabalho.

Depois coloquei na frigideira pedaços de toucinho com manteiga, deixei fritar, coloquei as folhas de sálvia, bastante e as cebolinhas. Ficou um tempo refogando até as cebolinhas começarem a dourar.


Coloquei o fígado de galinha e deixei fritar bem, coloquei um pouco de açúcar, sal e pimenta. Quando estava dourado eu coloquei um copo de vinho tinto deixando ferver e apurar. No finalzinho coloquei ½ colher de farinha para engrossar o caldo e pronto!

Vamos comer com batatas cozidas com casca regada com azeite e umas folhas de sálvia, um vinho, o mesmo que coloquei na comida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário