quarta-feira, 12 de maio de 2010

Risoto de alface com limão siciliano

Sempre que dou aula de risoto deixo meus alunos escolherem o sabor que querem fazer e cada um faz o seu.  Sempre dou a opção do risoto de alface e eles sempre deixam de lado não acreditando que pode sair alguma coisa saborosa da alface, só salada. Eu acabao fazendo a demonstração da aula com o risoto de alface e adoro ver as caras de surpresa e de prazer que fazem ao experimentarem.



Fazer um caldo de legumes, frango ou carne. Ferver durante uma hora e depois coar e guardar, e se não for fazer o risoto neste dia, congele-o para que tenha sempre o caldo pronto.Na hora de fazer o risoto, o caldo deve estar quente para ir sendo colocado aos poucos no arroz.Comprar arroz próprio para risoto ARBÓREO, separar a quantidade, 02 punhados para cada pessoa e sempre ponha uns 03 ou 04 de quebra, para repetirem.NÃO SE LAVA ARROZ PARA RISOTO!!!!!!!!!!!!!!!

Refogar o arroz na cebola com um pouco de azeite e manteiga.Colocar um copo de vinho branco, o produto que escolheu para o risoto, açafrão, cogumelos funghi secos, que já devem estar de molho por pelo menos umas 03 horas, aspargos, camarões, lulas, tomates, fundos de alcachofra, e de praticamente tudo que tiver à mão e quiser usar.Comece a colocar umas 02 conchas do caldo e mexa de vez em quando.
Sempre que estiver secando, fazendo bolinhas, ponha mais uma concha do caldo e assim por diante até o arroz chegar no ponto de cozimento certo, al dente, macio por fora mais quase duro no meio, nunca deixe ficar muito mole e é por isso que se deve colocar o caldo aos poucos para não deixar passar do ponto, e para que o risoto fique cremoso, mas sem muito caldo sobrando.
Ponha uma colher bem cheia de manteiga e de queijo parmesão Reggiano ralado.
Para fazer o de alface é só fazer o risoto sem nada, colocar umas raspas de limão siciliano, cortar as alfaces em tiras e colocar quando o arroz estivar quase no ponto. Deixar cozinhar meis alguns segundos e misturar o suco de meio limão.

Cuidado também com o sal porque o caldo já deve estar temperado, experimente antes de colocar mais sal. Servir na hora porque risoto,como massa, não pode esperar!!!!!!!!!

Um comentário: