segunda-feira, 17 de maio de 2010

Arroz de forno

Lembra do arroz de forno?


Pois é, foi o mais perto que eu cheguei de risoto toda a minha infância e adolescência.

Conheci risoto de verdade aqui em São Paulo na casa de uma Tia minha casada com um iatliano, Tia Lia e Gian Carlo Gasperini, ela sim que fazia o verdadeiro risoto e eu ficava intrigada achando dificílimo, nem me atrevia a fazer.

Depois com o tempo, com o aparecimento do arroz Arbório e com a minha coragem fui fazendo e aprendendo. A Iole, uma amiga filha de italianos, também me ensinou passo a passo como se fazia e deixando claro que não era aquele bicho de sete cabeças que todo mundo falava. Aprendi e hoje ensino... Ironia do destino!

Mas não é de risoto que eu quero falar, é de arroz de forno que foi relegado ao segundo plano, mas que foi um prato que todos nós comemos durante muito tempo e quiçá ainda faz parte do cardápio de muita gente.

Adoro! Adoro mesmo! Nem sei se a mistura de frango com alguns legumes, ovo cozido, passas e aquela casquinha de queijo ralado ou se me traz um monte de lembranças boas quando como esse prato.


Já deu para perceber que meu negócio com a comida é emocional e por isso que é tão difícil para eu fazer regime, parece que vou morrer de tédio e tristeza. Um pouco mais de análise, terapia, seja lá o que for, vai fazer bem.

Não vou mentir, o arroz de forno que vou fazer hoje é o resto congelado daquela canja de 7 grãos que fiz noutro dia!

Segunda feira, chegando de viagem, sem empregada... Está bom demais!

Vou coar a sopa, colocar mais alguns legumes, passas, ovo cozido, polvilhar queijo ralado e forno!


Para quem vai fazer do começo é preciso pedaços de frango cozido na água, sal e temperos, pode cozinhar na mesma água, cenoura, couve –flor, milho, cebola, e o que tiver com vontade. Coar e fazer o arroz nesta água. Misturar tudo numa travessa refratária, juntar passas, amêndoas ou castanha do Pará picada e cobrir tudo com queijo ralado, umas pelotas de manteiga e forno. Fazer uma salada e pronto! Um jantarzinho dos Deuses!

Ah! Quero aproveitar para mandar um recado para as pessoas que estão tendo dificuldades com as receitas:

Estou fazendo da forma mais fácil e honesta possível e por isso que tiro fotos para que vejam passo a passo cada momento.

Pode ser que varie um pouco de um para outro as medidas, os produtos, as mãos, a temperatura. Receita não é precisa, podem ocorrer algumas mudanças sim! O ponto final depende de um bom senso também de colocar mais um pouquinho de qualquer coisa se achar eu precisa, de mudar um ou outro ingrediente sem problemas maiores.

Acho que as pessoas podem arriscar um pouco e confiar que vão acertar, tentar e experimentar coisas novas.

Me escrevam, me digam se não deu certo porque a coisa que eu mais detesto é receita que não funciona!! Vou modificando por aqui também.

Hoje mesmo um amigo escreveu e disse que precisou colocar mais fécula no pudim de uva, já modifiquei e coloquei na receita mais uma colher.

Têm receitas muito velhas e os produtos mudam, então agente muda também, não tem problema nenhum. Por exemplo, um pacote de biscoito pode ter sido alterado a quantidade durante os anos... Agente coloca mais um pouco de manteiga e tudo dá certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário