segunda-feira, 24 de maio de 2010

Quindim


- 15 gemas
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras de chá de coco ralado fino

Por motivos óbvios não vou fazer passo a passo o quindim porque seria uma besteira porém as fotos iriam,com certeza, ficar lindas com toda aquela gema!!!
Sou tarada por doce português, adoro todos eles! Faço todos muito bem, sei que minha avó Gilda e seus ancestrais me inspiram na hora de fazê-los.
Pena que tudo leve tanto ovo e açúcar...
Vou fazê-los aos pouquinhos , um por mês para ninguém infartar ao comê-los.
Toucinho do céu, pastel de St.Clara, ovos moles, pastel de Belém, arroz doce... assim vai a loucura dos queridos portugueses. Baba de Môça...
Bem se alguém quiser algum especial me diga!

Modo de fazer:
Unte com manteiga e polvilhe com açúcar as forminhas 25 e reserve.
Coe as gemas e junte o açúcar, a manteiga e o coco.
Misture tudo rapidamente e coloque nas forminhas.
Disponha numa assadeira com água quente até cobrir 1/3 das forminhas.
Coloque a assadeira no chão do forno pré aquecido alto e asse em banho Maria por 20 minutos.

Não precisa ser feito em forminhas, pode ser feito em Pirex, forma de bolo, mas sempre em banho maria. Quantoà baba de Môça que está em volta e no meio, ensino depois porque com ela podemos fazer uma dúzia de sobremesas.

Uma das coisas que minha mãe sempre contava quando ela vinha pra São Paulo pequena, para casa da avó dela em Higienópolis e o irmão desta avó era bispo, Don Gastão liberal Pinto, tem até um busto dela numa praça perto da Brigadeiro, onde tinha o Freddy. Ufa! Fiquei sem fôlego de tanta explicação!
Na casa desta avó tinha um lugar com hóstias para que D. Gastão as desse depois de consagradas. Minha Mãe pegava estas hótias  antes, e as comia com baba de Môça. Sempre achei que era a maior maravilha do século.
Eu ainda, que quando comungava ficava com medo de morder o "corpo de Jesus" e sair com a boca cheia de sangue na hora da comunhão.
Sei aonde vende hósias e num aniversário da minha mãe fui lá comprar, fiz baba de Môça e servi entre duas hóstias! Um prato cheio delas pra todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário