domingo, 23 de maio de 2010

Cuca de banana


Ficou muuuuito boa, as bananas foram pro meio  por causa de muita cerveja ,a farofa também foi pro meio! Diferente mas uma delícia...Tentem não vão se arrepender!!
Atenção, copo pequeno de cerveja!!!




Lá vou eu em mais uma aventura no passado.


Não tenho culpa se venho de uma família de cozinheiros, tarados por comida, dos dois lados, o paterno e o materno.

Vocês vão se encher de ler sobre minhas lembranças em torno de comida, da minha infância, das minhas férias porque sou a pessoa que mais se lembra de tudo e faço as ligações com o paladar e o olfato, ligações totalmente sentimentais.


Por ser canceriana não podia dar outra coisa, câncer, ascendente em câncer... Demais pra qualquer um.

O Word não reconhece a palavra canceriana, ahahaha!

Vamos lá, de novo a Tia Sônia, a tia que mais cozinhava, fazia doces em milhões de potinho individuais( que estão na moda só agora...) fazia tricô como ninguém e costurava seus próprios vestidos. Esta tia é mãe de quatro filhos homens, imagina nãi ter uma menininha pra compartilhar tudo isso! Se bem que os filhos dela cozinham muito e me ajudam com essas receitas, um deles é que me mandou  a receita que meu pai pede sempre pra fazer e eu sempre invento, ontem veio, a de Cuca de Banana!

Esta receita junto com a de bolo de chocolate com casquinha de limão e açúcar, faziam parte dos lanches em Petrópolis.

Meu pai tem a mesma recordação desta receita, mas na infância dele. Quanto aos meus filhos nunca comeram porque esta é a primeira vez que faço. Estou até emocionada!

É diferente de tudo que já fiz e estou contente porque as outras nunca tinham nada parecido com aquilo que me lembrava do gosto e do aspecto.

150g de manteiga
4 ovos
140g de creme de fubá (coloquei fubá cozido em pó)
200g de farinha
440g de açúcar (440...porque não 450?)
1 copo de cerveja
1 colher de sopa de fermento 1 colher de sopa de fermento Royal
2 colheres de sopa de queijo Parmesão
Casca ralada de 1 limão


Bater tudo e espalhar num tabuleiro untado.
Cobrir com fatias de banana prata e espalhar por cima a farofa.
100g de manteiga
2c de sopa de óleo
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de chocolate
Farinha de trigo até formar uma farofa.


Vou esperar o Antônio que vem dormir aqui em casa,  pra me ajudar e começar uma nova geração de adoradores de Cuca de Banana!
Vamos abrir um restaurante ele e eu... Estamos escolhendo o nome. Dora vai ser nossa ajudante, Mané o guarda, Fer e Chico os garçons e assim vai a conversa enquanto preparamos a Cuca. Vamos ficar muito famosos!!!

Um comentário:

  1. bom, agora que Antônio já sabe tudo, vai passar a comandar a cozinha aquio de casa! ;p

    ResponderExcluir