quinta-feira, 29 de abril de 2010

Soufflé


                  
A coisa mais importante para um soufflé dar certo é sem sombra de dúvida uma boa quantidade de claras estarem muito bem batidas . Portanto ,deve-se separar as claras sem que tenha nada de gemas, bater em uma tigela limpa e seca. Sempre preparando o creme do soufflé antes e deixando esfriar para por último juntar as claras.
Soufflé de camarão nas fotos:

Sempre se unta com manteiga o pote para soufflé e enche-se somente 3/4de pote.
Não se abre o forno antes de 20 minutos que é o tempo das claras subirem e não é aconselhável abri-lo até que esteja dourado.
Soufflé de queijo nas explicações:
Desmancha-se 2 colheres de sopa bem cheias de farinha numa colher de sopa de manteiga derretida e ½ litro de leite, tempera-se com sal e pimenta e leva-se ao fogo, mexendo sempre, a fim de se obter um creme espesso.

Deixa-se esfriar e juntam-se 4 gemas de ovos, imcorporando-se uma a uma e batendo bem, junta-se 100gr de queijo ralado e por último as 4 claras em neve.
Coloque a massa dentro de um prato próprio para soufflé de bordas altas e refratário .Unta-se de manteiga e leva-se ao
forno.20 a 25 minutos
Soufflé de cogumelos, peixe, abobrinha, frango, etc...
Prepara-se os cogumelos , o peixe, qualquer outra coisa tipo alho porró, camarões ou a sua escolha e refoga-se com manteiga umas 2000 ou 250 gr do escolhido e depois junta-se 2 colheres de sopa de farinha e dissolva com = ou – ½ litro de leite até formar um creme espesso, junta-se por último as gemas uma a uma e deixe esfriar. Bata as claras em neve até ficarem firmes e vá incorporando-as ao creme com delicadeza sem bater muito. Deve-se usar o pão duro.

Ponha em um prato para soufflé untado com manteiga e leve ao fogo quente por 20 a 25 minutos no mínimo ,esta receita dá para 8 a10 pessoas .



Soufflés doces
Agora devemos preparar os cremes doces, derretendo chocolate com um pouco de leite, ½ xícara, goiabada com ½ xícara de água, geléias em geral ,baunilha ,em um creme de leite e gemas ,com açucar a gosto e gotas de baunilha, como se fosse um mingau.

Juntam-se as 4 gemas ao creme e deixe esfriar. Bate-se as claras em neve, pode-se colocar mais uma clara que as gemas e mexe-se com cuidado e com o pão duro incorporando-as ao resto. Leva-se ao forno quente em pote próprio para soufflé untado com manteiga por 20 a 25 minutos ou mais se preciso. Depois de pronto, povilha-se com açúcar.

Aos soufflés doces é bom sempre acompanhar com um creme fresco frio, creme inglês ou queijo Catupiry dissolvido num pouco de leite quente e depois gelado para quando for servir.



Meu Deus, é muita coisa!!
 Eu estava vendo um programa do Claude T. e ele fez um soufflé de goiabada e colocou a goiabada derretida, misturada com uma calda de açúcar fervendo e levou às claras batendo tudo, fervendo mesmo como se tivesse fazendo mashmelow ou cobertura de suspiro que se faz assim. Cozinhando as claras com o calor da calda.
Ficou bem durinho e não tinha jeito de desandar. deve ser um truque que nunca experimentei mas na primeira oportunidade vou tentar fazer até conseguir. Por enquanto acho melhor fazer o jeito mais normal, deixar esfriar e depois incorporar as claras! Fui tentar fazer com este de chocolate e não deu certo, mas eu fiquei com aquilo já misturado, daí coloquei umas gemas, 2 colheres de farinha e virou este semi soufflé que está aí.
Moral da história: sempre dá-se um jeitinho...

Assim foi virando um bolo...






                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário