segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bolo de carne


Esqueçam a colher de banha!!Não fritem assem no forno rodeado de batatas!
Tenho mil receitas de bolo de carne, desde quando minha bisavó Hilda fazia frito até a de umas amigas que faziam com um pacote se sopa de cebola.


Quando meus filhos eram pequenos resolvi fazer recheado com queijo, escarola e tomates porque já comiam tudo num prato só. Colocava batatinhas em volta e assava no forno tudo junto, só fazia o arroz para acompanhar.

Tinha dias que colocava na massa de carne além do ovo , cebola, sal e pimenta, um punhado de aveia para ficar mais saudável.

Pode pincelar com manteiga derretida antes de ir ao forno, se quiser coloque algumas fatias de bacon por cima em vez de pincelar. O recheio pode ser variado também, então é um prato versátil e fácil bem do jeito que eu gosto.

Depois de pronto combina com um monte de acompanhamentos, desde o arroz, batatas, purê, saladas e pode-se comer como sanduíche com bastante mostarda.

A mesma massa de carne serve para fazer almôndegas, e estas podem ser fritas ou cozidas no próprio molho de tomates.

Minha bisa Hilda não dava as receitas, mas já é a segunda receita dela que aproveito neste blog, então não deviam ser tão secretas assim.

Para quem morreu com 94 anos e bebia sempre uma taça de vinho no almoço e no jantar, era bem esperta mesmo. Meu pai dizia que ela era conservada em vinagre porque, com o calor do Rio, uma garrafa de vinho que abria durava vários dias e virava vinagre e ela ia bebendo.

Lembro dela dando adeusinho na varanda do seu apartamento na Glória e que só falava alemão com meu avô Otto. Ele sempre ligava todos os dias e conversavam, só em alemão.

Para nós crianças, tinha aquela aparência de histórias infantis, a típica vovó, arqueada, vestida de preto, com óculos redondos, cabelo branco presos num coqui.

Morria de medo de raios e trovões!

Bom, voltando ao bolo de carne, faça como se fosse um pão e se for colocar recheio não deixe nenhum furo, cubra tudo bem coberto com a carne para quando for ao forno não saia o queijo, por exemplo. Faça uns cortes como desenhos na parte de cima para ficar mais bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário