segunda-feira, 19 de abril de 2010

Panela de arroz

Hoje é o primeiro dia da minha fiel escudeira, Tide, de férias.


Detesto tudo que não é cozinhar! Arrumar cama, lavar louça, roupa, passar pano, enfim, estou muito mal acostumada... Não que eu perca muito tempo nestes afazeres, mas que é chato é!

Com isso, coloquei minha querida para funcionar. Adoro uma máquina, um eletrodoméstico em ação.


Neste apartamento aproveitei e troquei tudo e estou com os últimos lançamentos de tudo, mas a minha panela de arroz continua a mesma. Velhinha e eficiente. Sempre que estou sozinha procuro usá-la porque só sujo uma coisa, não preciso ficar de olho, ela desliga sozinha e não queima nada! Uma querida...

Fui na esquina e comprei uma bandejinha de lulas, outra de shimeji, salsinha, 3 dentes de alho, azeite, Shoyu, 7 grãos e está feito uma bela refeição para o almoço e jantar de nós dois.

Ligo a máquina, coloco o azeite e o alho. Deixo torrar um pouco, ponho as lulas, deixo esquentar, o shimeji, e depois os grãos. Um pouco de Shoyu, salsinha e deixo panela fechada para que cozinhe tudo junto.

De vez em quando eu vou lá para dar uma mexida, ver se já secou .
As lulas e os cogumeleos soltam muito caldo e com isso vai cozinhando os grãos mas com o tempo seca e precisa um pouco de água.

Enquanto isso, ponho a roupa na máquina de lavar e venho escrever.

De vez em quando abro para ver se os grãos estão cozidos e ponho um pouco de água para não secar, faço isso uma a duas vezes no máximo e quando eles estão cozidos desligo e provo.

Tudo fica pronto num instante. Meu risotinho de 7 grãos também!

Está uma delícia.

Quando for a hora do jantar é só ligar a máquina para aquecer, servir, colocar mais salsinha fresca, um fio de azeite e um pouco de Shoyu.

2 comentários: