segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ceasa, Yakon e outras coisinhas...


Acho que toda cidade grande tem seu Ceasa, pelo menos aqui no sudeste.

Não sei se é mais importante do que os mercados municipais que me atraem loucamente em todo lugar do mundo, mas que é uma loucura, isto é!

Para falar a verdade tenho a maior preguiça de acordar sábado ou domingo para fazer compras naquela feira cheia de gente para lá e para cá, o chão todo molhado, aquela gritaria, e milhões e milhões de barracas para escolher.

Quando meu filho Chico era bem pequeno, ele fazia esta função com o meu pai porque era o único dos netos que acordava com as galinhas, ou melhor, na casa do meu pai se acordava com os pombos, melhor ainda, meu pai acordava os pombos! Lá iam os dois, Chico com uns 4 anos e o avô para as compras.

Traziam novidades mil, como uma criança tão pequena fazia o maior sucesso entre os feirantes, guardavam tudo que era esquisito para ele. Bananas grudadas, tomates com acara de urso, pepinos mirrados, chuchu com filhote e lá ia meu filho fazendo sua feira particular. Com o tempo ficou um expert em frutas e verduras e a feira era pra valer com lista e dinheiro, ele trazia tudo direitinho.

Claro que tudo passa, ele cresceu e nunca mais gostou de acordar cedo, só para surfar.

Hoje em dia o programa é o predileto do meu marido, só que ele vai super tarde, vai para comprar orquídeas, pão italiano e algumas poucas coisas que eu imploro, então como ontem, se eu quero mesmo algo especial tenho que ir junto.

Para falar a verdade vou só de vez em nunca para comprar coisas específicas que não encontro aqui por perto.

Minhas compras neste domingo foram: Nirá com flor, Capucines, Yakon, atum fresco e limpo.

Nirá e Capucine já falei para vocês, atum não tem novidade mas, aposto que muita gente não conhece Yakon.

Uma espécie de cará, batata, mas com gosto de pêra! Muito bom para comer com salada, faz um bem enorme para saúde e só podia ter vindo dos nossos queridos japoneses!!!


Ah! Trouxe também rabinhos de lagosta!!!

Um comentário:

  1. que saudades do Ceasa! pelo menos agora começa a ter Farmers Market aqui. É o mais próximo mas não chega nem perto!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir