terça-feira, 1 de junho de 2010

Chateaubriand à mostarda e batatas ao forno




Acabei de ir fazer compras lá perto da casa antiga. Não resta nem um tijolinho da minha casinha, nada!

Eu vi, dentro do carro lógico, que sobraram algumas árvores e fiquei rezando para que a minha linda e enorme jabuticabeira tenha resistido ao avanço dos tratores.

Dor no coração? Não!

Tem um prédio enorme muito perto, o visinho que era uma casa virou um restaurante “Forneria da Mata” e construiu na porta dois enormes fornos, fingindo ser chaminés horríveis de forno.

Mas andando de carro por lá vi meus caminhos de andarilha e coletora de flores, continua muito gostoso e as plantas que eu roubava flores estão todas no mesmo lugar.

Enfim, tudo se transforma. Só tenho boas lembranças daquele lugar, daquela chácara. Casei lá dentro, criei meus filhos fazendo muita fogueira, cabana, andando a cavalo, nadando e só tiveram alegrias. Aproveitamos até o último dia!


Volto pra cá e vou fazer meu Chateaubriand à mostarda com batatas ao forno para o jantar e pensar que existem ciclos na vida, e estou num novo ciclo que espero seja tão feliz quanto os outros.

Corte o filé mignon em bifes bem altos.


Numa frigideira grossa, fogo bem alto,deixe a manteiga derreter e coloque os bifes. Não mexa, não fure e não tempere! Deixe até um lado ficar tostado e vire. Agora sim, tempere com sal e pimenta e deixe dourar o outro lado. Se quiser coloque os bifes em pé e deixe dourar os lados. Retire os bifes e aproveite o fundo da frigideira para fazer o molho. Coloque mostarda e um pouco de leite e deixe ferver. Ponha por cima dos Chateabriands.




Batatas ao forno: descasque e rale no ralo grosso em rodelas as batatas. Se for fazer muito, coloque as batatas na água gelada com sal para elas não escurecerem.

 Ponha num refratário, tempere com sal e pimenta e cubra com leite, ou creme de leite e queijo ralado. Forno até as batatas dourarem e ficarem macias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário