quinta-feira, 17 de junho de 2010

Alcachofra recheada

Tempos de alcachofra e regime, uma ótima combinação!





Adoro alcachofra de qualquer jeito e maneira. Com manteiguinha queimada, vinagrete, em conserva, recheada de várias maneiras.

Já fiz uns pães maravilhosos usando a carne das folhas, saladas e risotos, macarrões e quiches.

Vou fazer uma recheada que vai valer por uma refeição e vai estar dentro dos meus pontos.

Para fazer recheada tem que cortar ela pela metade mais ou menos, bater bem seco com ela na mesa para soltar o miolo , retirar aqueles cabelos que são super amargos e deixar m buraco no lugar deles para recheio.


Em vez de fazer com farinha de rosca, vou fazer com trigo de tabule. O próprio tabule:  uma xícara de trigo depois de ficar de molho, tomates e cebolas picados, um pouco de hortelã, salsinha, cinco azeitonas pretas cortadas,  uma colher de sopa azeite, sal, pimenta do reino e uma fatia de bacon bem torradinho ou em quadradinhos, escorrendo a gordura, para dar um gostinho especial.


Poderia colocar aliche em vez de bacon, mas não gosto tanto assim.

Demora quase uma hora para cozinhar, só quando você consegue tirar uma folha é que está bom.
Coloque água com sal até a metade da alcachofra e outra panela para o banho -Maria.

Polvilhar com queijo parmesão ralado, uma colher de chá para cada alcachofra. Esquentar no forno para tostar a parte de cima.

Se quiser fazer este recheio com farinha de rosca uma xícara ou miolo de 2 pães, dá na mesma em matéria de pontos, só que o trigo demora mais para fazer a digestão e é mais saudável.


Para um almoço é o prato ideal, não precisa de mais nada.

Tomar vinho com alcachofra não combina de jeito nenhum!

Ela deixa um gosto na boca, meio amargo, que deve ser por isso que faz tão bem ao fígado. Tudo que é amargo faz bem... E o que aperta segura!

Tem gente, eu mesma faço isso, que cozinha a alcachofra sem nada depois tira o miolo e recheia e forno!
Desse jeito não forma um caldo em baixo, mas pode ser que achem mais fácil para fazer. Também quando sobra alcachofra cozida dá para recheá-la depois, o problema é tirar os cabelos sem ela desmanchar toda.

Pensei...Pensei... E na hora de fazer facilitei pra todo mundo! Tirei o miolo com ela crua, depois cozinhei em água e sal sem ser em banho- Maria, joguei a água fora, não toda, deixei um pouquinho pro fundo da assadeira. Se não estivesse fazendo regime teria colocado azeite em vez de água.

 Recheei, coloquei no forno para cozinhar o recheio e dourar.
Outra coisa, se for fazer assim, deixe as alcachofras bem juntinhas para elas não abrirem com o cozimento.
Não é melhor assim?


Não é simples de nenhum jeito mas é muito gostoso e têm que aproveitar , elas estão por aí!

Um comentário: