segunda-feira, 15 de março de 2010

Pastel de forno

Em primeiro lugar quero agradecer às pessoas que estão me ajudando a fazer esse bolg dando seus palpites, me ensinando a mexer no computador melhor, me elogiando, corrigindo alguma falha no meu português, porque nem o Word dá conta dessa nossa língua Portuguesa sozinho.


Depois é o seguinte: sou uma cozinheira não uma escritora, então vou caprichar nas receitas.

Bom, já agradecido vamos ao que interessa que é o Pastel de Forno.

400 gr de farinha de trigo

150 de manteiga

1 ovo1/2 xícara de leite

Sal

Obter uma massa homogênea e abri-la numa superfície lisa e enfarinhada. Corte em círculos com a boca do copo ou em quadrados. Cole as bordas depois de recheá-los com um pouco de clara de ovo e pincele com a gema e um pouco de água. Leve ao forno até dourar.

Fácil não? Pois é, mas o que eu gostaria é que vocês fizessem esta massa o mais saudável possível e para isso basta trocar a metade desta farinha de trigo branca pela de trigo integral ou farinha de aveia. Se não tiverem, não faz mal faz assim mesmo e capriche nos recheios.

Para a criançada o tradicional presunto e queijo e carne moída refogadinha com ovo cozido, um pouco de sementes de girassol, nozes ou amêndoas, misturar na carne moída alguma verdura bem picadinha, ou abobrinha, milho. Aproveitem para fazer com que eles comam mais legumes e verduras disfarçados em pastel! Façam recheios de ricota com tomates, manjericão que fica com gostinho de pizza. Ponham cenoura e beterraba raladas e um pouco cottage em pasta para dar liga e faça um pastel peixe, um pastel cara ou uma cestinha e deixe que as crianças participem , cortem a massa enfeitem os pastéis, ponham olhos, escamas e tudo de diferente que possam usar par focar divertido.

Aproveitem para fazer pastéis doces também com banana, maçã, passas, geléias, nozes. E depois de prontos polvilhe com açúcar e canela.

Aos que acham muito engordativos façam os recheios mais light, a massa mais fina, mais fibras, escarola, espinafre, nozes e já encontramos no mercado além o cottage, cream cheese light, queijo de minas light , tudo light !!! Para os recheios doces além das frutas existe bananada e goiabada sem açúcar, é só colocar um pouquinho de queijo e terá um pastelzinho Romeu e Julieta .

Pessoal, para aqueles que não podem ou não têm mesmo tempo para nada, existem muitas marcas de massa de pastel de forno. Se forem comprar prontas passe uma aveia por coma da massa, um gergelim, um queijo ralado, faça o mínimo para ficar com a sua cara.

Esses pastéis feitos bem pequenos dão um ótimo aperitivo!


                      

4 comentários:

  1. Adorei Monica. Eu também sou da turma que esconde todas aquelas verduras, legumes e sementes integrais dentro do prato delecioso de cada dia.
    Faço pequenas panquequinhas em forma de flores ou bichos usando um cortador de biscoitos de metal.
    É só fazer sua mistura mágica de panqueca, colocando naturalmente farinhas integrais mais, linhaça, trigo sarraceno, sementes, e legumes picadinhos.

    Passo azeite na frigideira antiaderente e coloco o cortador de biscoitos, também pincelado por dentro com azeite. Deixo escorrer um pouco de massa dentro do cortador e frito. O efeito no coração da criança que ganha essa delicia nutritiva é de um - Oh! bem generoso.

    ResponderExcluir
  2. Bárbaro!!E deve ser gostoso também!!beijo

    ResponderExcluir
  3. cheirinho de pastel saindo do forno nao tem igual! adorei a receita e as dicas, ham...ham...!

    ResponderExcluir