terça-feira, 23 de março de 2010

Nhoque de ricota

 Este nhoque é bom para quando queremos comer uma massa e estamos proibidos! Na verdade tem um pouco de farinha mas nada que se compare a um macarrão de verdade.
 É muito leve e dependendo do molho fica mais light ainda. Para as crianças faça um molho à Bolonhesa ou quatro queijos, molho branco Bechamel, eles adoram.
 Serve muito bem frio para comer como salada, alface americana com um molho de mostarda, umas nozes picadas por cima.
 Mas o que eu vou fazer é com o tradicionalíssimo molho de tomates e mangericão e vou misturar ao espinafre e o Nirá que tanto falei. Só Nirá ficaria uma maravilha mas achei um maço apenas e acho muito pouco.
 Pode ser um bom acompanhamento ou o prato pricipal.

 1 maços de espinafre,ou outra verdura

1 xícara e ½ de ricota fresca

 2 ovos

 4colheres de sopa de farinha de trigo

3 colheres de sopa de Parmesão ralado

sal, noz moscada a gosto



 Chapeie as folhas de espinafre em uma frigideira bem quente com um fio de azeite e 1 dente de alho picado até o espinafre ficar mais escuro e mole. Pique bem miudinho.
 Coloque numa tigela e junte a ricota, o Parmesão e os ovos, batendo sempre com uma colher de pau, até obter uma massa homogênea.
 Junte aos poucos a farinha de trigo e tempere com sal e noz moscada.
 Faça os nhoques enrolando a massa nas mãos enfarinhadas ou usando duas colheres de sobremesa para dar o formato.
 Numa panela grande com água fervente e temperada com sal, mantida em fogo brando, mergulhe os nhoques em pequenas quantidades e deixe que cozinhem por 3 minutos, até que subam à superfície.
 Retire-os com uma escumadeira, arrume-os em uma travessa que vá ao forno.
 Cubra-os com molho de tomate ou manteiga derretida com ervas.
 Polvilhe com Parmesão ralado e esquente no forno.
 Uma dica importante para que as bolinhas fiquem perfeitas: misturar bem a ricota sem deixar pedacinhos, cozinhar em água quase fervendo, não borbulhando.

 Já tenho toda a semana planejada de receitas mais leves e acho que vou colocar o Bassé nas fotos para serem identificadas como receitas light, que tal?

4 comentários:

  1. receita boa para o pequeno Antônio me ajudar!

    ResponderExcluir
  2. Ah Deus das pequenas coisas, esse prato não me escapará!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Mônica que delícia, vou passar pra minha mãe! Estou amando isso aqui hehehehe
    Bjos Pati (filha da Gilda)

    ResponderExcluir