segunda-feira, 22 de março de 2010

Papillote


 Uma das coisas mais práticas para cozinhar sem fazer aquela bagunça, não sujar pratos, panelas, assadeiras é fazer os Papillotes.
 Basta  pedaços de papel manteiga ou papel alumínio e pronto, é tudo que precisamos par cozinhar, servir, comer e depois jogar fora os papéis!
 Nem vou falar o quão saudável é fazer comida assim , quem quiser põe manteiga, azeite à vontade, que não pode , não põe.

 Existem mil combinações do que colocar nos papillotes, veja o que tem em casa, tempere, e invente um jantarzinho ou almoço de primeira.

06 filés de linguado ou de frango
18 camarões grandes
02 bandejas de shimeji
shoyo, manteiga, sal, pimenta, saquê e ervas frescas
06 pedaços de 30 cm de papel alumínio
Tempere os filés e os camarões.
Coloque-os arrumados em cada pedaço de papel, e cubra-os com shimeji.
Ponha 02 bolotas de manteiga, as ervas, um pouco de shoyo e regue com saquê.
Feche os papéis enrolando as bordas.

Em uma assadeira, leve ao forno por 20 a 30 minutos. (Se for frango asse 40 minutos).
Se não tiver saquê ponha vinho branco, senão cerveja ou mesmo coisa nenhuma.
Não tem camarões ponha abobrinha, berinjela, escarola, nozes, amêndoas.
Hoje vou fazer com filé de peixe, poucos camarões, porque vou fazer só dois papillotes, um pouco de espinafre, tomatinho cereja e palmito.
Vou temperar com sal pimenta ,um pouco de curry, salsinha e muita cebolinha cortadas grandes, não em rodelas. Ah! umas gotinhas de óleo de gergelim, que eu adoro. Tome cuidado com óleo de gergelim que é muito forte e pode tomar conta do paladar.
Se fosse frango eu colocaria brocoles, um pouco de nozes, alho, um tico de vinagre balsâmico, sal e pimenta, raspas de laranja e uma colherinha de mel.
E assim vai conforme as coisas que estiverem à mão e conforme o gosto de cada um.



3 comentários:

  1. Fiz ontem um de frango com cogumelos e abobrinha que ficou 'otimo! A gente ta afins de fazer um regiminho aqui entao essas receitas light sao super bem vindas! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Hj deixei tudo preparado para hora do almoço. Peixe com manteiga e salvia da minha horta, só que...fui trabalhar e deixei por conta do maridao as crianças e a comida. quando voltei as crianças estavam dormindo e o peixinho esturricado...na proxima acerto!

    ResponderExcluir