quinta-feira, 18 de março de 2010

Bolo de uvas pretas



De uma Joaninha para outra Joaninha a receita de um bolo delicioso que conheci na minha infância por causa da minha bisavó Hilda, austríaca, que morava em Novo Hamburgo e que cozinhava muito. Só tinha um problema, detestava dar suas receitas para quem quer que fosse, mesmo assim tenho algumas por causa da minha avó Gilda, nora dela, e minha tia Sônia, neta, que adoravam este assunto: cozinhar!

Tenho duas receitas que são feitas com esta uvinha preta do sul, uma deste bolo e outra de um pudim que comíamos na casa do meu avô Otto, filho desta bisa, que era de feito suco desta uva . O pudim era comido em prato de sopa com leite frio...

Esta uva só dá agora em janeiro e fevereiro então já não encontro mais, acho eu, para fazer e mostrar como fica lindo, mesmo assim vou dar a receita porque se quiserem fazer com outra uva ou com cereja também fica muito bom.

Quando me casei com o Renato, minha sogra Joaninha fez este bolo na casa dela e me deu a receita que até então não tinha encontrado em nenhum lugar e hoje minha sobrinha Joaninha quer a receita para fazer pro aniversário do marido.



1 k de uvas pretas lavadas e secas

150 g de margarina

1 ½ colher de sopa de óleo

250g de açúcar

Um pouco menos de 250g de farinha de trigo

3 gemas uma a uma

Raspas de casca de limão

3 claras em neve

Colocar toda a massa na forma e depois as uvas.

Lavar ao forno moderado180graus por 40 minutos, numa forma de abrir e untada.



Não aguento, vou fazer este bolo com amoras, morangos, um pouco de uvas e mirtille até dar 1 k de frutas e acho que vai dar certo. Fazer bolo de frutas frescas de verdade,ainda mais ela inteiras ou aos pedaços, é mais gostoso, não acham?

Mas olha que sorte!

Fui à feira e achei a uva preta de suco, como o vendedor a denominou.

Tirei retrato dela, mas o vendedor disse que a foto teria que ser com ele também e anotou o nome do meu blog dizendo que iria conferir se colocarei a foto com ele ou sem ele e ver a receita, não é o máximo!

Agora pra cozinha fazer o bolo que não tenho mais desculpas.

5 comentários:

  1. Vou fazer essa receita.
    Com essa uva eu faço, suco, geléia e sorvete.

    ResponderExcluir
  2. vcs nao tem nocao de como ficou bom esse bolo! ele fica molhadinho e doce na medida certa, perfeito! só o pequeno que nao curtiu muito por causa do caroçinhos e da casca da uva, coisa de criança que ainda nao sabe o que é bom.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que maravilha Mae!
    Eu adoro esse bolo! vou fazer na primeira oportunidade!

    ResponderExcluir