quinta-feira, 11 de março de 2010

consomé ou consommé

Hoje qundo cheguei em casa ela estava toda perfumada ,um cheirinho de sopa, salsão, alho poró...tudo misturado...uma delícia! Adoro consomé! Pra mim, além de ser uma carta na manga porque posso fazer um monte de coisas com um bom caldo,desde um monte de sopas diferentes, como risotos, molhos etc. Mas a que eu mais gosto mesmo é quando fica um caldo forte, translúcido, com carne desfiada e a massinha da minha avó!
É reconfortante, ainda mais que quando o caldo estiver pronto eu ponho uma taça de vinho do Porto dentro. Não sei daonde tirei isso mas é assim que faço :
1/2 kg de carne(patinho, coxão duro,peito ) carne de segunda sem muita gordura.
1 cenoura grande
folhas de salsão
1 alho poró
1 cabeça de alho
2 cebolas
1 folha de louro
1 maço de cheiro verde
sal e pimenta a gosto.
Doure a carne as ceblas e depois coloque os outros ingredientes ,1 litro de água e deixe ferver até a carne ficar desfiando.
Vá tirando com uma colher ou escumadeira a espuma que vai se formando. depois de pronto coe o caldo numa peneira , se quiser mais limpo ,coe num pano de prato limpo e se quiser mais limpo ainda, coloque 2 claras e deixe que elas fervam um pouco e retire com a escumadeira. 1 cálice de vinho do Porto opcional ,é claro!
Pra a massinha;
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres de sopa de queijo ralado
1/2 copo de cerveja
nós moscada
Misturar tudo até formar uma massa consistente e homogênea. deixe descansar uma 1/2 hora e depois vá tirando com os dois dedos indicador e o dedão , pedacinhos dentro de caldo fervendo.
Sirva co queijo ralado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário