segunda-feira, 29 de março de 2010

Franguinho de leite no sal grosso


Este é o mais fácil, light jeito de fazer seu frango. Nada de temperar antes,nada de gordura,e ele sempre fica molhadinho.


Já que estamos na semana da Páscoa nada de sair do regime porque vem muito chocolate pela frente, feriado e comilança.

Vou continuar a fazer minhas receitinhas lights e não pretendo, este ano, inventar nem uma gostosura que costumo fazer para dar de presente. Sorry, mas é muito duro manter a linha e fazer aqueles biscoitos e chocolates que faço todo ano nesta época, está fora de questão. O coelho há de entender!

O sal grosso é um grande aliado para quem quer cozinhar no forno alguma coisa sem que fique seco, passado. Preserva o sabor das coisas. O sal grosso faz uma proteção como uma crosta que mantém o alimento úmido e macio.

Costumo fazer muito peixe deste jeito, só preciso fazer um molho para depois regá-lo.

Quando o sal está duro é que está pronto. Basta bater para sentir o ponto.


Quebrar o sal, limpar para que não salgue e estará pronto.

Assim como no peixe, no frango as peles grudam no sal e a carne fica limpinha e saborosa, pronta para servir e colocar um molhinho por cima.

Os molhos que eu faço para o peixe são Shoyo, mel, azeite e deixo reduzir, ou pode ser um pesto de salsinha, azeite, castanhas ou nozes e um dente de alho com um pouquinho de queijo ralado.Serve qualquer outro até uma manteiguinha queimada ou um fio de azeite.


Então vamos lá porque não tem ciência e nem receita.

Só pegar um frango, eu prefiro franguinho de leite, galeto, porque somos poucos aqui em casa.

Uma travessa funda que vá ao forno. Um saco de sal grosso. Algumas batatas, cebolas, alho poro, uma cabeça de alho, quem sabe abobrinha... Escolha e coloque em volta do frango inteiro. Ponha uns galhinhos de alecrim na barriga do frango, ½ limão ou laranja e cubra tudo com sal grosso formando uma camada até tampar tudo.

Leve ao forno por mais ou menos 2hrs, para frango grande pode ser mais, bata no sal para ver se virou uma pedra. O bom é que pode deixar por mais tempo que o sal protege não deixando secar. Com o peixe, basta 40 minutos.

Quando cheirar bem, retire do forno, quebre o sal, limpe todo o sal e sirva.

Não deixe esperando com sal para servir senão pode aguar, o sal derreter e salgar tudo.

Lembro de ver esta receita sendo feita uma única vez por uma tia minha, em Cabo Frio, e foi como se ela estivesse fazendo mágica, tanto sal e não ficou salgado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário