segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Torta de amêndoas



8 ovos mais ou menos...
Esta torta de amêndoas é a coisa mais gostosa da minha vida.


Esta receita vem da minha bisavó Hilda, mãe do meu avô Otto e está no caderno da minha avó Gilda, Tia Sônia, minha mãe, meu, minha outra avó, tias avós, enfim esta sim é uma receita de família.

Lembro de comer no aparta mento da vovó Hilda, na Glória, Rio de Janeiro, quando íamos para alguma festinha de aniversário.

Ela mal falava português, com meu avô com certeza era só em alemão, e conosco era bem baixinho em um português com bastante sotaque.

Era uma típica velhinha de histórias, cabelo branquinho com um coque, óculos redondinhos, queixo bem para frente, corcundinha, baixinha, vestida de preto, com uma mão bem comprida.

Sempre brincávamos que ela estava conservada em álcool, ou melhor, vinagre, porque ela tomava um cálice de vinho no almoço e outro no jantar, mas como no Rio era muito quente o vinho ia azedando, virando vinagre e ela continuava tomando mesmo assim até a garrafa acabar.

Faziam o maior auê por causa desta torta, lembro de comê-la, nem lembro se gostava ou não, nesta época agente nem reparava nessas coisas...

Só sei que a vovó Hilda não dava a receita de nada para ninguém e todos morriam de vontade de fazer isto ou aquilo, mas só podíamos comer na casa dela.

Quando íamos embora tinha a história que ela ia para a varanda dar tchau e nós ficávamos no carro dando tchau até desaparecer, todas as crianças, meus primos, meus irmãos, eu porque poderia ser a última vez!

Ela viveu muito até aos cento e poucos anos conservada em vinagre.

No fundo temos algumas receitas dela e muitas lembranças.

Uma das mais marcantes é que ela morria de medo de raios e trovões e em Petrópolis sempre que chovia, queimávamos Palma Benta para que a tempestade se acalmasse e ela deixasse de ficar com medo.

Não vou fazer esta receita porque não posso comer, mas façam porque é ótima e fácil, sem erro e muito gostosa.

Caderno da Tia Sônia, irmã do meu pai, minha querida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário