quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Bacalhau com couve

Adoro bacalhau! De qualquer jeito e maneira! Já disse isso!

Hoje vou fazer um bem simplesinho, com aquelas banbejinhas que vendem desfiados nos supermercados. Aquelas que têm uns restinhos e dá só para sentir o gosto lá no fundo.

Pois é, para ver como podemos fazer um prato bem bonito com pouca coisa.


Vou dedicar ao meu querido Guido que está de partida para Amsterdã no domingo.

Mais um que vai nos deixar, e quem sabe a sua namorada vai também, uma outra pessoa querida e especial, uma artista. Dois artistas, dois queridos.

O Guido é uma estória à parte. Um dos melhores amigos do meu filho Chico e que sempre tinha resposta para tudo, sempre mordaz, rápido e muito inteligente. Muito carinhoso e prestativo!

Preciso confessar que no começo da amizade deles fiquei até preocupada porque os dois eram umas feras, sempre aprontando, inquietos, inquisidores, inconformados.

Os cabelos do Guido era um outro capítulo! Meu marido dizia que tinha uma parte na herança para ele sempre manter o estilo, sempre surpreendendo. Quando ele aparece com cabelos mais ou menos normais, sai da herança.

O Guido na primeira vez que foi jantar fora com a gente pediu um prato cheio de legumes e vegetais e comeu todinho conversando e contando montes de novidades e nomes de restaurantes, adora novidades... Uma figura!

Bom, este que já é meu leitor e cozinha como ninguém tem milhões de estórias que poderia ficar aqui escrevendo horas, mas iria inibi-lo e não contar do meu bacalhau que é o que interessa a todos.


Demolhei ,a noite toda, trocando a água algumas vezes. Como está muito frio nem coloquei na geladeira. Tirando todo o sal escorri e deixei para ver se tinha alguma espinha, encontrei duas.

Cortei algumas batatas, três cebolas, quatro tomatinhos, peguei alguns dentes de alho com casca, algumas azeitonas pretas e quatro folhas de couve bem verdes e tenras.

Cortei as folhas de couves em pedaços e embrulhei e fui enfiando em um refratário as batatas, bacalhau, cebolas, couve, tomates, dentes de alho, azeitonas, corrigi o sal e coloquei pimenta do reino e azeite português! Reguei e coloquei no forno.

Com o retrato podem ver que ficou um prato bem colorido, rendeu bastante e provavelmente vai ficar uma delícia.


Guido, boa viagem! Vamos morrer de saudades! Mais um para visitar... Ana Luiza você vai?

2 comentários:

  1. wow!

    monica, vc me deixou totalmente sem palavras. estou lisonjeado, de verdade.

    o fato é que se eu cheguei até aqui, preocupando e surpreendendo, entrando e saindo da herança, vcs são certamente grandes culpados.

    minha paixão pela cozinha tem raízes profundas, não poderia deixar de citar as duas avós e meu pai, seria uma injustiça.

    mas se alguma coisa me tornou um completo viciado, somente os seus temperos são testemunhas.

    obrigado pelo artigo, pena que vcs não puderam vir pras punhetinhas de bacalhau.

    espero vcs no velho continente, quem sabe eu possa recebê-los a altura da hospitalidade e do carinho que vcs sempre me ofereceram.

    bjs carinhosos!

    ResponderExcluir