terça-feira, 1 de novembro de 2011

Polenta com linguado


Será que vai dar certo?

Vou dar um jantar e estou curiosa para saber o que vou fazer.

Meu pai me deu uma dica que estavam vendendo um linguado e umas lulas num supermercado aqui perto, baratos e bons.

Fui conferir, comprei e agora quero fazer o jantar em cima destes produtos.

Pensei também em fazer uma polenta com peixe para variar, aproveitar que esfriou, que não vou ter ninguém para me ajudar à noite que pretendo ver um filminho na mostra antes disso tudo.

Tenho um caldo de peixe que trouxe dos EUA quando fui visitar o Joca e a Cami e ainda não usei.

Quem sabe uns tomatinhos refogadinhos, um pouco de...alho, lulas...lulas não!

Açafrão...coentro...azeite...

Passar os filés de linguado numa crosta de amêndoas e pimenta do reino, fritar na manteiga e colocar em cima da polenta com molho de tomates e açafrão, feita no caldo de peixe.


De sobremesa umas peras à Belle Helène com uma farofa de biscoito e chocolate belga derretido , uma bola de sorvete pra completar.

As peras são cozidas na água e acúcar e um pouco de vinho com os cabinho e inteiras , só descascadas. Fazer uma calda bem forte de chocolate e umas lascas de amêndoas que vou dispensar porque já comemos na comida, então eu triturei uns biscoitos amanteigados com chocolate para fazer o crocante.


Estou escrevendo antes de fazer a comida , depois de fazer escrevo de novo para ver se foi isso mesmo que saiu.

As fotos vão dizer a verdade.

Vou guardar as lulas para outro dia.

Tem um queijo Cerra da Estrela para fazer o jantar ainda melhor.

Acabei de mudar um pouco a receita. Mudar muito!
Achei um saco de funghi chileno bem cheiroso na despensa e não resisti em fazer uma experiência:
Além de colocar o funghi de molho como é de praxe , vou moer um pouco, ele duro, seco, com as amêndoas, um pouco de uvas passas, pimentas do reino e sal grosso para empanar o linguado.

O molho de funghi eu vou fazer refogando com cebola, azeite e os tomatinhos. Não colocarei muito funghi para não ficar muito forte por causa do peixe, se fosse carne ou ave poderia colocar tudo, inclusive vinho no molho, mas com peixe não. Vamos fazer uma coisa mais suave.

Vou pegar o caldo de peixe misturado com um pouco da água de funghi para fazer a polenta e depois colocar manteiga e sal.

Acho que eu expliquei direitinho agora , tim tim por tim tim! Confuso?

Fotos! Vejam as fotos!

Nada de açafrão , é claro.

Vinho tinto! Frio! Manteiga!

Depois eu conto se funcionou.

Espero que sim...

Jantar dado, apreciado e elogiado! Ufa!

Bom quando agente inventa e dá certo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário