terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ovinhos de codorna com trufas e risoto de camarão com açafrão



Nossa! Faz tanto tempo que eu não faço um risoto, não como um, que me deu vontade de fazer hoje para o jantar.

Adivinhem quem vem para jantar?

O inglês!

Adoro esta brincadeirinha idiota que inventei para mim mesma...

Eu ia fazer uma polenta com camarões, mas a maior fã de polenta, a Nina, não vem então mudei e resolvi fazer um risotinho de camarão com açafrão e de entrada uns ovinhos de codorna com manteiga trufadas.

Que tal?

Não vou fazer sobremesa porque estou sozinha e me lembrei da loja de bombas aqui pertinho, vou lá comprar algumas , uns queijinhos...

Para fazer o risoto uma das coisas mais importantes é o caldo!

Pode ser de legumes, ou de cabeças de camarão, com todos os temperos , salsão, alho poró, cebola, cascas e cabeças de camarão, salsinha, pode colocar tomate neste caldo, pimenta , sal.

Depois de feito o caldo, fritar cebola bem picadinha no azeite, colocar dois punhados de arroz arbóreo para cada pessoa, fritar, colocar um copo de vinho branco e deixar sair o álcool, ir mexendo sempre.

O arroz arbóreo é aquele próprio para fazer risoto, mais longo e grosso. Não deve ser lavado para que o amido dele solte e dê a cremosidade do risoto.
Tomatinhos no risoto e não no caldo.
Aos poucos coloca-se o caldo mexendo, deixando o arroz cozinhar, quando este caldo for secando coloca-se mais uma concha e assim até o arroz ficar ao dente, durinho por dentro, mas não muito, heim?

Coloque quase no fim os camarões que estão com um poco de sal eu açafrão já hidratado por meia hora ou mais, até soltar toda a cor num pouco d'água.

O camarão cozinha muito rápido, não deve passar do ponto para não ficar mole. Dependendo da quantidade e do tamanho de 5 minutos para pequenos ou poucos e dez para os grandões ou muitos. Eles ficam bem firmes e rosas, experimente!

Quando estiver tudo pronto coloque umas colheradas de manteiga , pimenta do reino e nada de queijo ralado! Camarão e queijo, não!

Para a entrada:
Modéstia parte, ficou uma delícia!

Numas tigelinhas refratárias, untar com manteiga trufada, colocar uma rodela de pão de grãos com manteiga de trufas, uns 4 ovinhos de codornas abertos, um pelote de manteiga trufada em cima , pimenta e sal grosso e duas tiras de trufas.

Levar ao forno e deixar cozinhar as claras um pouco.

Depois, uns queijinhos, mais vinho, frutas, e... Bombas!

As bombas da esquina de limão,damasco, café e pistache. Lógico algumas de chocolate amargo!

Café!

Ah! Tinha esquecido das jabuticabas! Inglês e jabuticabas, uma boa dupla. Acho que ele já conhece, mas que não deve comer muito, comprei um montão que todo mundo adora.
Ele comeu as jabuticabas, primeiro achando que eram uvas, com casca e tudo. Depois expliquei que podia explodir na boca e deixar a casca. Ele achou parecido com lichia. Na verdade acho que não achou muita graça este negócio de comer e cuspir a casca... Ficou tentando falar ja bu ti ca ba e foi comer uva mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário