quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CUCA


Cuca de maçã, cuca de banana, cuca de amora, franboesa, do que quiserem até de nada, sem recheio!

Que surpresa boa ver hoje no jornal a receita. Adorei e fui logo fazer.

Nem precisa falar que me lembro da minha avó, ou melhor, meu avô Otto, da Abigail que fazia a melhor cuca do mundo. Meu pai tem mania de cuca, tenho um amigo, Tito, que vive me pedindo receita de cuca. Na praia , em Cambury tinha uma mulher que volta e meia aparecia com uma cuca maravilhosa feita por ela vendendo na praia, nós comprávamos inteirinha para a sobremesa do almoço!

Já fiz outras receitas aqui no Blog de cuca. Devo ter contado casos e casos sobre minha infância, sobre a cuca da praia, então hoje só vou postar a receita mesmo que ficou deliciosa e lindíssima.



Ingredientes:

massa base: 385g de manteiga, 250g de açúcar'10g de açúcar de baunilha, cascas de 1 limão, 2 ovos e uma gema, 100ml de leite, 500g de farinha de trigo, 3 colheres de chá de fermento químico, ½ colher de chá de sal.

Farofa: 250g de manteiga, 350de farinha de trigo, 20g de açúcar de baunilha.

Recheio: 400g de maçãs picadas e refogadas

Preparo:Bata os ingredientes da massa na batedeira em velocidade baixa. Unte uma forma, despeje a massa, coloque as maçãs e depois a farofa e leve ao forno por 45 minutos.



Bom, juro que fiz tudinho como manda a receita, só mudei duas coisinhas, coloquei um pouco de canela e um pouquinho de açúcar demerara na farofa. Juro que foi só isso, o resto está igual!

Ah! Demorou mais tempo para mim, mais de uma hora de forno!

Vamos para praia este fim de semana e eu vou esconder para levar amanhã, se deixar por aqui assim na frente não vai sobrar nada! Não sou só que eu estou louca para atacar, o Chico, a Tide, o Magoo... Fresquinha, quentinha, quem não quer?

Ainda mais que este meu amigo vai passar o fim de semana conosco, então quero fazer uma surpresa e assim agente divide mais e come menos, certo?
"O pão doce chegou simples ao Brasil, mas aqui, com a disponibilidade de frutas frescas, acabou inspirando novas versões. "
 Na próxima vou fazer de banana que é muito bom também.
 Disse que no sul eles usam banha para ficar mais macia e dão uma boa sova na massa, mas não fiz nada disso e ficou assim como vocês viram, então...

Nenhum comentário:

Postar um comentário