sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Coitado do gavião!



Seis horas da manhã já estava na varanda com meu fiel escudeiro Step. Ainda bem que está quente, senão jamais estaria neste humor matinal.

Acabei de presenciar uma briga de dois gaviões com um monte de passarinhos nos prédios aqui na frente.

Nesta nesga de céu, chegaram dois gaviões e se puseram a procurar alguma coisa que eu acho que eram os ninhos dos outros passarinhos.

Fiquei estarrecida olhando, sem saber se eram mesmo gaviões ou se estava delirando a esta hora da manhã. Eram mesmo!

Entraram numa das varandas, um ficou e o outro foi para o prédio da frente.

Tamanho rebuliço! Milhões de pequenos começaram a dar piruetas, rasantes, começou uns piu pius mais fortes, uma ajuntação de mais passarinhos.

Fiquei morrendo de pena deles achando que estavam apavorados.

Não desgrudei o olho.

Me deu vontade de pegar a máquina para tirar uma fotos , mas fiquei pensando se sairiam ou não,as fotos,  e aí de repente comecei a notar que os passarinho expulsaram o gavião que estava na varanda.

Ele saiu voando com um monte atrás dele, aos berros, ou melhor, aos pius.

O outro ficou no prédio da frente numa janela quietinho até que os pequenos voltaram e começaram a atacá-lo na cabeça.

Um a um vinham e davam uma bicadinha, coitado. Deu até pena!


Não tive dúvida, levantei e corri para pegar minha máquina de retrato. Quando voltei...

Nada, tinham ido embora.

Fiquei lá parada sem saber o que fazer.

Sem acreditar nesta cena que acabara de ver e pensando nas novas árvores da cidade, os prédios.

Pensar na lei florestal, no reflorestamento, nos senadores, na nossa pobre cidade, no nosso Brasilzim.

Nesses coitados passarinhos nestas frestas de céu, usando os prédios como árvores, as varandas como galhos.


Coitados dos gaviões não sabem mais caçar, e por que não coitada de mim acordada às seis horas da manhã para ficar com o cachorro que não tem quintal para brincar e tem que ficar numa varanda sem graça sem outros cachorros, pelo menos faço um pouco de companhia para ficar mais divertida a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário