segunda-feira, 4 de julho de 2011

Geleia de mexerica e de laranjinha kinkan







Em retribuição à geleia de laranja eu resolvi fazer, como uma boa carioca, uma de mexerica com aquele açúcar que adoça a mesma coisa e engorda a metade.

No sul se chama de Bergamota e tem aquele cheiro inconfundível, delicioso que não sai dos dedos tão fácil.

Depois de co;ocar de molho, dá para ver na água o óleo na superfície!


Comprei também laranjinhas Kinkon para fazer outra geleia e pretendo levar para praia nessa temporada de inverno para os longos cafés da manhã, já que vai fazer friozinho como todos já sabem.

Nas receitas da minha avó ela colocava a mesma quantidade de fruta para a de açúcar, mas eu já vou colocar menos ainda de açúcar, sabe como é, cada geração vai diminuindo um pouquinho.

Eu sei que os caroços é que dão a pectina, a gosminha da geleia, pode-se comprar pectina em pó ou não colocar nada , nem caroço , nem pectina, só o açúcar.



Corto a casca em tirinhas e bato resto a água e a polpa no liquidificador só um pouco, no pulsar.

Nas laranjinhas Kinkon eu corto todas elas em rodelinhas bem fininhas e se for para fazer doce, tiro o miolo e deixo só a casca cortada ao meio, o que fica lindo depois de pronto.

Gente, não tem muita novidade mesmo.

Geleia é fruta, açúcar e se precisar água, um litro. A tal da pectina também ajuda para a consistência se não tiver caroço.

Minha avó colocava os caroços num saquinho de filó, mas os filós de hoje em dia são de nylon e derretem e por isso uso pectina em pó.

Esse açúcar light é que é novidade na praça

No meu casamento as mesas foram enfeitadas com arranjos que tinham laranjinhas kinkan e flores de jasmim imitando flores de laranjeira , meu bolo era enfeitado com metadinhas de laranjinhas também.


Não é para ter uma boa recordação?

Nossa!

Não eram enfeitadas com laranjinhas e sim com limões! Puxa vida!

Mas o bolo era com elas, com certeza.



1Kg de fruta

½ k de açúcar

1 colher de sopa de pectina

½ l de água



Deixar ferver em fogo baixo até engrossar e tirar a espuma de vez em quando.

Se for fruta cítrica, deixar de molho em bastante água da noite pra dia seguinte e jogar a água fora.

Se for fazer diet colocar Linea ou qualquer adoçante que vá ao fogo. Não é a mesma coisa.

Sabe o que eu acho? Coma uma colher de geleia normal, não vai fazer diferença e é tão melhor!

Coma menos pão, ou tome chá em vez de leite.

Passei o domingo depois do almoço com as laranjinhas, as mexericas e tomando conta do Mané, acho que ele melhorou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário