terça-feira, 12 de julho de 2011

Barrinha de frutas secas

Agora que chegou as farias de inverno nada como entrar na cozinha com as crianças e fazer alguma coisa gostosa para o lanche ou algum pic- nic no quintal ou mesmo na sala e melhor ainda se puderem passar o dia numa das poucas praças de São Paulo.


Vi em algum canal este bolo para pessoas que não podem comer açúcar refinado, ovos, leite e manteiga e achei genial. Na hora não peguei a receita, mas guardei os ingredientes. Hoje resolvi fazer uma experiência e como sou exagerada já fiz um montão para dar um pouco para cada um que for encontrando e deixar a maior parte para a Dorinha e Antonio, meus substitutos de netos!


 Nada mais é do que um monte de frutas secas que fui à esquina comprar: passas, ameixas, tâmaras, damascos, abacaxi, castanha do Pará e amêndoas. Vai do bolso de cada um e do gosto de cada um. Para uma forma de 35x45cm por 40 minutos a uma hora de forno mais ou menos a 180 graus.


6 xícaras de frutas secas

4 xícaras de suco ( qualquer, uva, água , laranja) não chega a um litro

3 xícaras de farinha

Misturar tudo e colocar no forno até entra o palito e sair seco.

Claro que pode fazer a metade desta receita que já é razoável e como cada pedacinho é uma refeição, não precisam exagerar como eu.

 Muito fácil, saudável e delicioso. Melhor ainda, qualquer criança pode misturar e picar as frutas, espremer o suco que preferir de laranja, mexerica, misturar com limão ou maracujá, fica azedo!
 Ficou bem azedinho então eu polvilhei um pouco de açúcar em cima no final e se gostarem de coisas mais doces podem acrescentar uma xícara de açúcar mascavo ou umas colheres de mel, que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário