sexta-feira, 1 de julho de 2011

Geléia de laranja Bahia


Tenho uma vizinha gaúcha que mora aqui do lado e que adora fazer umas surpresas. De vez em quando aprece aqui em casa com uma figada que a mãe fez, uma toalhinha com croché que ela própria tricotou e montou e ontem ela apareceu com um vidro de geléia de laranja.

Eu sou tarada por geléia de laranja por duas razões: uma que minha avó vivia fazendo nas madrugadas acordada e me traz na memória aquela figurinha cozinhando pra lá e pra cá, altas horas da noite em Petrópolis e outras histórias que já contei. Lembro que tinha que ficar tirando espuma para não ficar amarga, deixar as cascas de molho na água, achava tudo aquilo muito complicado, mas o resultado era lindo. Um dourado cheio de tirinhas e admito que quando era menor não era a minha preferida por ser um pouco amarga mesmo, gostava mesmo eram as de amora e jabuticaba.

Outra coisa é que quando morei em Londres a única coisa que ganhava todos os dias, de bandeja, eram umas torradas, geléia de laranja e chá!

Também me veio agora um pequeno restaurante que ia de vez em quando, muito inglês, chamado Hungry Horse, que tenho até hoje uma xícara de recordação que servia meio pato tostadinho e uma molheira com a melhor geléia de laranja do mundo para jogar em cima.

Se ficar aqui escrevendo vou lembrar de mais algumas coisas então vou deixar a receita da minha vizinha que foi uma alegria aqui em casa e quando acordei hoje só tinha meio pote de geléia porque meu filho e marido adoraram e comeram de ontem pra hoje, ontem com panquecas e hoje no café da manhã.

Já liguei para agradecer e pedir a receita dela que pode ser diferente das outras que tenho, mais doce até , porém fez muito sucesso!

Para 2 potes grandes:
3 laranjas Bahia (porque são as menos amargas )
2 litros de água
1 kg de açúcar
Deixar as laranjas cortadas ao meio dentro d´água numa panela bem grande da noite pro dia e jogar a água fora.
Colocar um litro d´água numa panela , o outro no liquidificador com as laranjas e bater um pouco para triturá-las mas deixar uns pedacinhos.
Colocar na panela junto com o açúcar e deixar ferver tirando de vez em quando a espuma. Quando começar a desgrudar estará no ponto, NÂO MEXER PARA NÂO AÇUCARAR!!!

2 comentários:

  1. Ola, adoro geleia de laranja, estou doida pra fazer, porém gostaria de saber quando se deixa as laranjas na água elas devem estar descascadas? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ola, adoro geleia de laranja, estou doida pra fazer, porém gostaria de saber quando se deixa as laranjas na água elas devem estar descascadas? Obrigada

    ResponderExcluir