sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pato com laranja,alecrim e mostarda




A coisa mais chata de voltar das férias é entrar no ritmo daquilo que fazemos sempre, do dia a dia, da correria, da mesmice, das obrigações ficam sempre batendo à nossa porta e que até sentimos saudades, mas num segundo estamos arrependidas de ter sentido.

É igual para todo mundo. Nunca muda.

Tive duas notícias ótimas que me deixaram muito animadas e por isso mesmo vou retomar este Blog dois dias antes do que tinha me prometido com duas receitas que fiz nas férias, uma de pato e outra de um biscoito que saiu tão duro... Bom depois conto a do biscoito, vamos nos concentrar no pato que ficou muito boa mesmo.

Na praia faço tudo um pouco de qualquer jeito porque o importante é ficar com os amigos, com o pequeno personal, que me fez trabalhar bastante e até perder algum peso, jogar muita carta e falar muito e muita besteira.

Para começar descongelei a ave dentro de um saco já no suco de cinco laranjas, 2 colheres de mostarda Dijon, 2 colheres de mel, sal e pimenta do Reino e uma rodelas de laranja, canela e alecrim.

Ficaram no saco fora da geladeira até quase descongelar e depois foram para a geladeira até o dia seguinte. Fiz uns picos com a ponta da faca para o tempero penetrar

Na manhã seguinte depois de virar o pato de um lado para o outro de vez em quando durante a noite ou quando me lembrava, é claro.

Forno e fogo baixo.

Papel de alumínio e deixa lá para a gordura derreter e vai tirando aquele líquido dourado para guardar e fazer alguma coisa depois como uma batatas coradas, uma farofa de maçãs, um repolho para acompanhar o pato.

Depois de horas, 3 horas mais ou menos, quando a gordura estiver derretido , a carne estiver amolecido.

Ponha a ponta do garfo para ver se a carne está começando a se soltar.

Tire o papel e deixe dourar, se tiver um forno com grill, pode ligar para dar uma tostada, senão, aumente o forno e vire os dois lados para dourar .

Corte o pato para facilitar, ainda mais se tiver muita gente para comer ou crianças. Pato não tem muita carne, não se esqueçam disso!


Se sobrar!! Arroz de pato! Salada de pato! Torta de pato!

Adoro pato!

Lá vem o pato, pato aqui pato acolá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário