sexta-feira, 16 de julho de 2010

Feijão com camarão


Receita de família, das festas de natal, das festas de aniversário, Páscoa, da casa de Petrópolis, da casa da Tia Sônia , da nossa casa em Cosme Velho e das outras aqui em São Paulo.

Agora na minha, nas minhas festas e espero para sempre se repetindo por aí afora porque é muito gostosa esta comida.

Diferente, africana, portuguesa, carioca? Sei lá, me lembra mesmo minha avó Gilda querida e é dela que veio, com certeza, pelo menos para mim.

Essa mistura de feijão preto, caldo de camarão, côco e camarões é muito especial.

Saí para feira a cata do melhor camarão e fui direto na banca do Branco fazer as negociações.

Vejo um com preço razoável, bonito e peço logo uns dois quilos, depois completo com os maiores no preço do outro, mais um quilo, limpa, tira as cabeças para o caldo, contam-se os camarões, as pessoas, tem um chorinho...Conversa pra lá, conversa pra cá, mais um pouco e vamos à luta.



500 gramas de feijão preto

02 Quilos de camarões grandes e limpos

Cabeças e cascas para o caldo

01 vidro de leite de côco

01 cebola

02 dentes de alho

Cozinhar o feijão no caldo das cabeças do camarão depois de ter deixado de molho.


Bater o feijão no liquidificador com o leite de côco.



Fazer um caldo com as cabeças e cascas dos camarões,cebola, alho e sal.


Pulsar no liquidificador umas 04 vezes e coar.


Acrescente os camarões ao feijão. Ferva até que os camarões estejam cozidos. Acerte o sal e a pimenta.


Não precisa mais de nada para comemorar é um prato festivo que me remete aos melhores momentos da minha vida!

3 comentários:

  1. Mais uma perola da culinaria familiar! Maravilha deliciosa!

    ResponderExcluir
  2. Opas, de origem africana, inclusive esse eh o prato de Ogum, mas com feijão fradinho, com alho, coentro, bacon, tudo bem frito, eh muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mônica, saudades de vc! Li hoje na Folha, na Nina Horta sobre esta sua receita deliciosa e me lembrei que comi uma vez, feita por vc, lá no Martin Fierro, no século passado!! Bjs da Sandra

    ResponderExcluir