segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pão de ló de amêndoas com ovos moles e vinho do Porto



Pão de ló de amêndoas com ovos moles e vinho do Porto do Tito...


Amanhã minha mãe faz 80 anos e eu fiz questão de fazer o bolo.

Meu maior prazer é fazer bolo para as pessoas que gosto, pensar nelas, lembrar do que elas gostam, fazer tudo bem devagar, com tempo pra caprichar, enfeitar e depois levar no aniversário.

Minha mãe é fã de doces de ovos, amêndoas, então aproveitei uma receita que aprendi este fim de semana com um amigo meu lá na praia e aí está o bolo!

Este amigo disse que é um rocambole ou um bolo, é leve como pão de ló esta massa.



8 ovos

1 xícara de açúcar

1 xícara e 3/4  de farinha de amêndoa, castanha do Pará ou avelãs

Bater as gemas com o açúcar até virar uma gemada, acrescentar a farinha e depois incorporar as claras em neve.

Eu coloquei mais dois ovos porque estes ovos hoje em dia estão muito desiguais e queria garantir um bolo.


Dividi em duas formas redondas de 30 cm forradas de papel manteiga untado e deixei em forno brando por ½ hora , ficou um pouquinho dourado por cima.

Comprei ovos moles de Aveiro para o recheio e misturei uma clara, 2 cálices de vinho do Porto e 5 colheres de açúcar de confeiteiro para cobrir o bolo.



  Comprei umas margaridinhas e umas velas coloridas e achei que ficou a cara da minha mãe.
  Linda, gentil,simples, jardineira a vida toda, trabalhadeira e divertida, um pouco de tudo, companheira de milhões de viagens, queridona das filhas, dos netos e bisnetos, cheia de alegria e energia que mantém a família unida nos almoços de sábado sempre primorosos e inesquecíveis.

  Tenha um dia muito feliz e emocionante!

  Muitos e muitos beijos carinhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário