segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Focaccia



Enfim de filhote novo!

Duas noite dormindo picado para não deixar os vizinhos ouvirem o uivinho do pequeno, fino e alto, muito alto...

Sempre tive cachorro, a minha vida inteira peguei filhotes e nunca tinha me preocupado com o choro deles. Esta é a diferença entre morar em casa e em apartamento, os famosos vizinhos, a preocupação com o barulho entre outras coisitas mais.

Filhote é uma verdadeira criança, adora acordar no meio da noite e querer brincar. Tem outra coisas que eles gostam igual, dormir juntinhos na mesma cana, bem grudadinhos na sua cara bem de um jeito que você não pode se mexer, bem com a patinha na sua boca ou na sua orelha. Daí sim eles ficam quietinhos e dormem que é uma beleza.


Por essas e por outras que eu levantei bem cedinho e saí do quarto e fui pra varanda, depois pra sala e aí como tinha que fazer uma Focaccia para ser fotografada para um artigo, hoje , resolvi colocar mãos na massa!

Fiz uma receita de cabeça, porque o que vai interessar é o visual.

1 xícara de semolina de trigo grano duro

2 xícaras de farinha branca

2 ovos

2 colheres de azeite

30g de fermento para pão

água morna

1 colher de açúcar

1 colher de sal

Se fosse Focaccia de verdade , verdadeira, colocava batata cozida amassada.

Fiz aquele mingau com um pouco de farinha, o fermento, açúcar e água morna e deixei para acordar o fermento até fazer bolhinhas. Isto é bom porque assim você sabe se o fermento está vivo ou não.

Depois coloquei as farinhas , os ovos, o azeite, o sal e amassei bem até ficar aquela massa bonita e lisa.

Deixei crescendo numa bacia enquanto fui tomar banho e brincar mais um pouco com o Step que não saía do meu pé. Eu tomando banho e ele chorando na porta, agora pode fazer barulho a vontade!

Forno, umas vaporadas e pronto. Focaccia esperando a fotógrafa.



Minha barriga roncando de fome, esqueci de tomar café da manhã...
Pé do Magoo

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Torradinhas


Torradinhas com manteiga


Não posso ver uma padaria que tenho vontade de entrar, olhar todos aqueles doces, bolos, pães doces, biscoitos, frios, sorvetes, sucos, ainda as balas, chocolates, e se tiverem revista acabo parando e vendo se tem alguma novidade.

Se eu compro? Compro pão! Quase nem tomo café, mas adoro padaria...

Desde que moro aqui na civilização, todos os dias passava à tarde na padaria da esquina para comprar um pãozinho para o jantar e roubava um pão de queijo pro meu cachorro Mané,era a coisa que ele mais gostava, ficava de pé esperando eu sair da padaria para ganhar seu pão de queijo quentinho, roubado.    Morreu há duas semanas.
Isso porque tinha que passear com ele, esta era a desculpa e agora nunca mais fui à padaria e comecei a comprar pão no supermercado, bisnaga ou pão italiano que sempre acaba sobrando,ficando duro.


Esses hábitos que agente incorpora sem sentir e quando acaba percebemos quantas coisas fazíamos por causa de um bichinho, com quantas pessoas falávamos por causa dele...enfim, voltando ao pão...

Vai chegando no fim da semana tem aquele monte de restos de bisnagas dormidas e sempre numa dessas manhãs eu acordo com aquele cheirinho delicioso de pão com manteiga quente,  forno funcionado, cozinha quentinha.

Vou tomar café e o que vejo? Aquelas bandejas cheias de torradinhas amanteigadas saindo do forno!

Regime por água abaixo!,

Uma xícara de chá bem forte com umas gotas de leite,um pratinho cheio de torradinhas, um pouquinho de sal, o pote de mel, o de geleia, o quê mais... o jornal, os óculos e pronto!

Dava para passar umas horas assim.

Dava se não fosse a culpa de ter o que fazer, olhar os e-mails, atender o telefone, lembrar das calorias,
esquecer das lembranças da casa da vovó Didy que sempre tinha essa torradinha nos almoços e jantares num pratinho para acompanhar as refeições, do mesmo cheirinho de pão com manteiga no forno da casa dela no café da manhã.

Pronto! Nada disso mais, voltando para a realidade. Uma notícia boa, outra mais ou menos. A boa é que acharam um cachorrinho para ficar no lugar do Mané e vai se chamar Step, um pretinho, Dashchund anão e a outra que ...coisas de trabalho e não interessa muito.

Já fiz uma roupinha nova para esse novo cachorrinho e vou começar a visitar de novo as padarias!!



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Micro-ondas




Por mais que eu não goste existem dias que o micro-ondas é uma mão na roda e se ninguém souber,

nunca vai imaginar que a comida passou por lá.

Hoje tive o maior pesadelo com este eletro doméstico. Ele pode se tornar uma fonte de horrores numa noite mal dormida.

Sonhei que estávamos na minha antiga casa, todos juntos, filhos, marido, sobrinhos, sobrinhos netos e mais algumas pessoas. Era a casa que morei , mais ampla, sem paredes, uma sala enorme em dois planos. A cozinha tinha um problema, ela teria uma entrada para um novo restaurante, o Ritz, ou outro conhecido, e as pessoas iriam passar por dentro dela para entrarem no restaurante e eu estava toda chateada, mas meu marido estava achando bom porque assim veríamos todas as pessoas sem sair de casa!

Este já foi o começo do pesadelo. Não parou por aí.

Com aquele monte de gente em casa eu reparei que o micro-ondas estava ligado e todo retorcido. Logo pensei, ficou a noite inteira ligado e vai queimar! Foi só pensar isto que começou o maior curto nas tomadas, tudo pegando fogo, saindo faísca.

Ficamos no escuro, eu preocupada com tudo que estava queimando, freezer, geladeira, as lâmpadas, um desespero e olhava aquele micro-ondas retorcido, queimado, cheirando.

Acordei angustiada e sem saber porque deste sonho louco. Nem quero analisar , só sei que foi um alívio ver que era pesadelo e que acordei.

Sonho de cozinheira, ou melhor, pesadelo de cozinheira é com eletro domésticos queimando!

Para tirar a teima como estou sem minha Tide, resolvi fazer uns Hamburgers da Wessel e uns aspargos com azeite, sal e pimenta do reino, no micro-ondas!

Isto mesmo, só para espantar o medo!

Ficou muito bom e prático, não contem para ninguém!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Açorda de camarão



Teve festa! Levei o bolo!

O melhor de tudo foi a família reunida mesmo faltando alguns queridos que estão morando fora e a casa impecável, comida nem se fala: Açorda de camarão!!


Prato de festa da minha família, de comer de joelhos, lamber os beiços, coisa dos deuses!

Portuguesa com certeza., combinou com a sobremesa de amêndoas e doce de ovos com Vinho do Porto. Êta familinha afinada...

As flores, que lindas.

A mesa , que primor.

Vamos à receita:



2 kg de camarões grandes

4 pães de forma

8 tomates(opcional)

1 cebola

8 dentes de alho

coentro(opcional)

3 ovos

1l de azeite



Descascar os camarões e fazer com as cabeças e as cascas um caldo bem forte para cozinhar o pão .

Fritar a cebola e o alho no azeite e os tomates , acrescentar o pão picado,os ovos e o caldo das cabeças e deixar fervendo e mexendo até começa a desgrudar da panela. Temperar com sal , pimenta e juntar os camarões na última hora para cozinharem pouco.

Nossa, como gosto desta comida!

Era comida de pastor, comida de pobre feita de pão, ovo, azeite e temperos.

Adoro aniversários assim simples, com pouca gente, todo mundo feliz, crianças fazendo bagunça, conversinhas, risadinhas, soninho chegando e todos indo pra casa cedo ao mesmo tempo.

80 anos bem comemorados e a dona da festa muito contente!
Aos meus queridos Joca, Cami, Maria e Tiago que estão longe, isto é para vocês participarem um pouco daí!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pão de ló de amêndoas com ovos moles e vinho do Porto



Pão de ló de amêndoas com ovos moles e vinho do Porto do Tito...


Amanhã minha mãe faz 80 anos e eu fiz questão de fazer o bolo.

Meu maior prazer é fazer bolo para as pessoas que gosto, pensar nelas, lembrar do que elas gostam, fazer tudo bem devagar, com tempo pra caprichar, enfeitar e depois levar no aniversário.

Minha mãe é fã de doces de ovos, amêndoas, então aproveitei uma receita que aprendi este fim de semana com um amigo meu lá na praia e aí está o bolo!

Este amigo disse que é um rocambole ou um bolo, é leve como pão de ló esta massa.



8 ovos

1 xícara de açúcar

1 xícara e 3/4  de farinha de amêndoa, castanha do Pará ou avelãs

Bater as gemas com o açúcar até virar uma gemada, acrescentar a farinha e depois incorporar as claras em neve.

Eu coloquei mais dois ovos porque estes ovos hoje em dia estão muito desiguais e queria garantir um bolo.


Dividi em duas formas redondas de 30 cm forradas de papel manteiga untado e deixei em forno brando por ½ hora , ficou um pouquinho dourado por cima.

Comprei ovos moles de Aveiro para o recheio e misturei uma clara, 2 cálices de vinho do Porto e 5 colheres de açúcar de confeiteiro para cobrir o bolo.



  Comprei umas margaridinhas e umas velas coloridas e achei que ficou a cara da minha mãe.
  Linda, gentil,simples, jardineira a vida toda, trabalhadeira e divertida, um pouco de tudo, companheira de milhões de viagens, queridona das filhas, dos netos e bisnetos, cheia de alegria e energia que mantém a família unida nos almoços de sábado sempre primorosos e inesquecíveis.

  Tenha um dia muito feliz e emocionante!

  Muitos e muitos beijos carinhosos.