quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Viva 2012 com rabada com agrião , polenta e quindim!!!




De volta 2012!

Depois de umas férias, fim de ano , começo de ano, muita família, muita comilança, matação de saudades, pouca viagem, estou aqui em São Paulo sem saber o que fazer depois de me despedir do filhote que voltou para os E.U.A...

Bem feliz, que bom!

 Não sei se mãe mata as saudades algum dia dos filhos.

A saudade é de quando eles eram pequenos, gostosinhos, agente apertava, brincava, dava bronca, punha pra dormir, contava histórias...

.Agora a saudade é da companhia, dos papos, da cerimônia, das descobertas, da independência, da torcida para tudo dar certo, de ficar vendo de longe as coisas acontecerem.

Agente acostuma com esses seres que criamos e que se tornam tão indivíduos, enfim...sempre uma delícia tê-los por perto, mas uma delícia saber que estão por aí senhores de si, realizando mil coisas, aqui perto ou do outro lado do mundo.


Como este Blog é sobre comida, vamos lá falar disso!

De despedida o almoço foi rabada com agrião, polenta, salada de palmito e quindim de sobremesa.

Podia ser qualquer coisa, chuchu com camarão, feijoada, mas na verdade o que o Joca mais sentiu falta e comeu todos os dias que esteve aqui foi agrião , queijo de Minas curado e palmito!

Veja só como é o paladar das pessoas...

Já o Chico que não saiu daqui estava com saudades de feijão e farofa, disse que desde que o Joca foi embora , há dois anos , não fazemos estas coisas. Marina que não me deixa mentir que o diga, é pura mentira!Talvez tenha menos, mas sempre tem!

Ai meus filhotes juntos, que delícia que foi!! Agora , sabe lá quando vão estar juntos, isto é, eu e eles dois...

Rabada:

Compre 2 kg de rabo e se possível escolha os maiores, sem muita ponta que não tem carne nenhuma, só pesa, é bom para depois dar para os cachorros.

Os temperos, cebola, alho, cheiro verde, alho poró, tomate, sal pimenta e vinho tinto.

Primeiro frite bem os pedaços sem nada para que a gordura derreta e nela mesmo a carne comece a dourar, depois coloque os temperos e deixe refogando tudo até secar e dourar mais um pouco o que demora porque além dos temperos soltarem água , tem um ou dois copos de vinho.

Vá colocando aos poucos um pouquinho de água para cozinhar até que a carne comece a soltar do osso.

Tem gente que faz na panela de pressão porque acha mais fácil, como a Tide, eu já prefiro fazer aos poucos e deixar da noite pro dia seguinte esfriando para tirar a gordura toda antes de finalizar com muito agrião na última hora. Depende do tempo, do quanto quer fazer, para mim era muita coisa para colocar na pressão, a panela era pequena e na verdade eu prefiro fazer olhando o cozimento.

Tirar toda essa gordura antes de colocar o agrião!


Polenta:

Farinha de milho para polenta, um belo caldo de carne ou vegetais, mais água, mexer, mexer, mexer até engrossar e depois uns pelotes enormes de manteiga e corrigir o sal.



Quindim :

8 gemas e um ovo

2 xícaras de açúcar

1 xícara de coco ralado

Mexer tudo e colocar numa forma em banho Maria no forno até dourar o coco.



Bom pessoal, bom ano para todo mundo, que todos sejam muito felizes e aproveitem bem a vida!

Um comentário:

  1. Foi muito bom!!!! A visita só fez a gente querer voltar antes, atiçou a saudade. Muito obrigado por tudo viu Mãe!!!!
    Beijos Mil!

    ResponderExcluir