quarta-feira, 24 de março de 2010

Charutinho de folha de uva ou de repolho


 Aproveitando que ontem fui ao restaurante do Piero me deu vontade de fazer charutinho. Também é uma refeição por si só, acho que não precisa acompanhamentos mas fica uma delícia com coalhada seca!
 Me lembro de comer sempre charuto de repolho lá no Rio, sempre acompanhado de arroz branco e noutro dia quando vi aquele filme das cerejeiras, os protagonistas comiam muito este charuto de repolho com purê de batatas. Foi o prato que o pai fez para o filho no Japão para que ele se lembrasse da mãe. Acho que o charuto alemão não vai arroz, só carne.
 Vim conhecer a folha de uva aqui em São Paulo, aliás conheci muitas coisas diferentes do Rio aqui. Comidas italianas, japonêsa, árabe,judaica. No Rio era mais portuguesa, alemã, peixe, peixe,cavaquinhas, lagostas, que meu pai pescava e os botequins, às vezes mineirinha e lógico,a francesa!

½ kg de carne moída
1 xícara de arroz cru
2 cebolas picadas
¼ de xícara de uva passa (opcional)
¼ de xícara de nozes picadas (opcional)
1 pitada de canela em pó
2 colheres de salsa
sal e pimenta a gosto
folhas de repolho e aferventadas por 3 minutos ,lavadas e secas ou folhas de uva passadas na água quente
2 xícaras de água



Em uma panela média, frite a cebola devagar em um pouco de azeite até que fique macia. Junte a carne e o arroz por 2 minutos, misture os outros temperos e reserve.
Abra cada folha de repolho, recheie com 1 colher de sopa da mistura. Dobre a extremidade do cabo sobre o recheio. Leve as laterais da folha para o centro e enrole. Prenda com um palito ou não, prenda colocando-as bem apertadinhas no fundo da panela. Faça a mesma coisa até acabar o recheio.
Forre o fundo de uma panela com as folhas coloque os rolinhosbem apetados, coloque um prato em cima para não saírem do lugar e cubra com 2 copos de água ou caldo de carne, deixando ferver por uns 20 a 30 minutos numa panela tampada .

Um comentário: