quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Adivinhem quem vem para almoçar?

Está ficando variado o pessoal aqui e eu estou adorando!


É um verdadeiro prazer para uma cozinheira cozinhar...

Estou ficando craque em fazer estas refeições, fazer o Blog, sair para fazer minhas coisas, agora que comecei de vez o outro projeto e ver tudo andando junto.

Não é todo dia mesmo que eu tenho idéias diferentes para as comidas, mas sempre durmo e acordo com idéias para escrever.


Nem que seja o meu querido moedor de pimenta, a morte do Tony Curtis que eu achava o maior cafona e gostava. Ah! O cortador de alho que ganhei da Márcia e é uma maravilha... Mistura tudo aqui dentro...

Das idéias que não param de borbulhar na minha cabeça e eu fico escrevendo sem parar, depois relendo e animadíssima até tomar corpo e saio gravo, escrevo e assim vai se formando, sei lá o quê! Eu sei sim.


Vou pra cozinha e ainda faço questão de fazer tudo com minhas próprias mãos, para a felicidade da minha fiel escudeira Tide, que cada vez entende menos a que veio nesta cozinha.

Andei faltando ao meu treino de bicicleta por causa de uma dor de garganta e ouvido que está superada, mas no dia do jantar resolveu doer bem no finalzinho do jantar e eu só queria ir para a cama...

Agora vou prepara um roast beef, uma batata ao forno gratinada, deixar um espinafre alho e óleo e partir para meus afazeres.

Todos as receitas estão em Blogs anteriores, vou ser boazinha e dizer por alto:

Roast beet é só deixar a frigideira bem quente, muito quente e temperar a carne com sal e pimenta fritando todos os lados até que esteja ao ponto bem torradinha e sangrenta por dentro. Deixe descansar e depois corte em fatias.

As batatas devem ser cozidas com casca e cortadas em fatias,sem casca, temperadas com sal e pimenta do reino, creme de leite e queijo gruyère e leite. Coloque no forno para cozinhar até dourar.

Espinafre, salteados com óleo e alho até murcharem.


Não é nada de mais.

Já estou indo fazer e fotografar e depois... Tchau!



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Haddock Kedgeree for breakfast

Não foi que eu aprendi mais uma com meu convidado do Reino Unido!


Por isso sou apaixonada por aquela ilha chuvosa, cheia de gente extremamente gentil, porém diferentes.

Não o conhecia e fiquei encantada...

Desculpem os americanos, o sotaque inglês me facilita muito o entendimento, o sentimento, o romance, a fantasia.

Talvez tenha dado um fora fazendo Haddock, depois que ele disse que come um prato muito gostoso no café da manhã e eu, cá com os meus botões, café da manhã... Só mesmo os ingleses...

Já fui provar e adorei, mas não de café, de jantar!


Soube que meu filho comeu de café, não o prato, só o Haddock.

Estamos ficando todos um pouco alucinados com as conversas da noite anterior.

Trata-se de Haddock defumado ou filés de Haddock

Ovos cozidos ou mexidos

Cebolas fritas

Caldo de galinha

Um pouco de canela

Vagens

Curry

Enfim, mais ou menos isso com arroz Bastati frito.

Bom, eu peguei e fiz um arremedo disso:

Peguei o meu lindo Haddock de ontem, as cebolas, as vagens, as couves chinesas, as batatas, os ovos cozidos, Arroz e fritei tudo com Curry, um pouco de canela e comi!

Ficou muito, muito bom!


Nada que eu nunca vá fazer de novo ainda mais para o café da manhã, nem aqui nem na Inglaterra, nem na Índia, mas é daqueles pratos que agente mistura tudo com arroz e frita e fica uma maravilha.

Ele me agradeceu for the lovely supper!

Eu agradeci pelas maravilhosas flores, lindas rosas!

Queria agradecer mesmo por poder ficar ouvindo aquele inglês, com aquele sotaque delícia que me faz voar...

Para vocês verem, vivo voando... Sempre...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Haddock e Suspiros de Banana


Adivinhem quem vem para jantar?

Não digo! Não é da conta de ninguém!

Sim, o que é da conta de todo mundo é o que vamos comer!

Haddock.

Coisa que não faço pra todo mundo porque não me lembro e bem que é uma das comidas mais fáceis e mais gostosas da vida.

Cozinho no leite, ao forno e faço um acompanhamento de vagens cozidas, batatas, ovos cozidos, aspargos e uma manteiginha queimada.

Como ando preocupada com os últimos dias desta campanha que não temos nos esforçado para participar, defender nossas idéias, fazer oposição, nos manifestar.

Cada vez mais fico impressionada com o comodismo que estamos deixando as coisas acontecerem sem nenhuma reclamação, sem nenhum desabafo, sem nos mexermos.

Estamos mesmo mimados, acomodados. Uma pena!

Penso que ando mimada na minha vida também e tenho que reagir rápido, por isso essa preocupação com o trabalho ultimamente. Acho que o Brasil está parecido comigo, deixando as coisas acontecerem... Quem sou eu para falar...

Voltando ao meu jantar...

Haddock é uma comida bem sofisticada apesar de ser tão simples de fazer. Não sei se todo mundo gosta, é como bacalhau, ame-o ou deixe-o.


Vou pensar numa sobremesa bem legal porque ultimamente não tenho feito nenhum doce por causa deste regime.

Se eu achar figos maduros... Ah! Já sei!

Estou cheia de bananas maduras: Suspiros de bananas.


Sobremesa de criança. Bom. Gosto de infância. Acho que os convidados vão gostar porque não devem ter tido o mesmo tipo de sobremesa na infância, as frutas eram diferentes... Nada de bananas...


Fazer um creme de baunilha com 3 gemas, 2 copos de leite, 2 colheres de açúcar, 1 colher de café de baunilha e deixar em fogo baixo até engrossar.

Cortar as bananas em fatias. Fazer um suspiro com as 3 claras e 6 colheres de sopa açúcar e raspa de uma casca de limão.

Frite as bananas na manteiga dos dois lados.
Colocar as bananas, o creme, o suspiro e levar ao forno até o suspiro ficar no ponto.

Alôô, adivinharam?

Sidney Poitier!

Nossa foi o meu mestre com carinho, o primeiro negro que me apaixonei!

Chorava quando ouvia a música! Professor, delinqüentes, amor em condicional, cantar na frente de todos... Era tudo que eu queria...



E aquela casa do casal Spencer Tracy e Katharine Hepburn??? Bons tempos ... Suspiros...

domingo, 26 de setembro de 2010

Risotto de bacalhau


Domingo preguiçoso: almoço na casa dos amigos!


Acordar tarde. Rezar para o cachorro também acordar tarde. Fazer tudo devagar. Lavar a cara, escovar os dentes, se vestir, colocar sapatos, pentear os cabelos, fazer pipi, tomar as drogas necessárias, andar até a sala, falar com o marido, perguntar se quer tomar café na padaria, apanhar a coleira do cachorro, se dirigir à porta da cozinha, abri-la, esperar o elevador, esperar o marido descer, esperar abrir um portão, esperar abrir outro portão, esperar o Mané fazer xixi, dar mais dois passos e esperar o Mané fazer outro xixi...

Então ir acordando aos poucos...


Já na hora do almoço, como não é na sua casa, é só pegar uma garrafa de um bom vinho e seguir em frente.

Chegar numa cozinha cheia de pratos, panelas, fogão, balcão, faca, potes e você só com a máquina na mão dando palpites e beliscando aqui e acolá.


Bacalhau demolhado e aos pedaços numa tigela, arroz arbóreo numa panela já refogado, tomates picados e descascados esperando, caldo pronto no fogo, salsinha picada, vinho branco já aberto e já colocado no arroz. No mesmo fogão uma massa para os meninos, um pêsto que derramou, uma massa de torta saindo do forno.


Conversa vai, conversa vem, um copo de vinho, uma ajudinha pra finalizar.

Põe a goiabada, o creme de queijo, volta pro forno, mexe o Risotto, está al dente, põe a salsinha. Vamos pra mesa!

Pronto todo mundo senta e come, come e fala , fala e come, come e fala, come e fala e assim vai até ao final da tarde e já está na hora de voltar pra casa e não fazer nada de novo...




Sopinha de alho poró

Como é bom ter em casa um alho poró, um consomé congelado, uma noite de chuva, um filme muito bom no tele cine cult, e estar morrendo de preguiça... Tudo isso sem planejar!


Perfeito!

Depois de um sábado que tinha andado até à Fenac, encomendado um livro, comprado um gravadorzinho, passei na Kalunga, voltei pela Teodoro, tomei um Mate com limão, passei numa lojinha bem chinfrim de coisas de cabelo, vim andando e reparando como tem gente idosa por essas bandas, parece muito Copacabana. O barulho dos ônibus é enorme, fazem o maior vento, parece que passam a mil por hora! Coitadinhos dos velhinhos... Gente muita gente.

Ando muito feliz de poder andar pra lá e pra cá sem ter nada, respirar a vontade! Tem chovido, é muito bom!

Almocei na casa dos meus pais uma das mais gostosas codornas com polenta da minha vida! Sempre se superando! Um queijo maravilhoso, um vinho maravilhoso, muita risada...

Por isso estava em casa dormicando com preguiça de sair à noite.

Então... Lá pelas 11 hrs resolvi fazer esta sopinha, coloquei uma muzzarela no fundo do pote, um pouquinho de queijo ralado em cima, umas torradinhas para meu bem... Um copinho de vinho... Falamos com o Joca para saber das novidades no computador e ...

Sopa e filminho!


Logo depois acordei com os trovões e feliz de não ter saído.


Quando era pequena, bem pequena, a coisa que eu mais gostava era ficar no jardim lá de casa encolhida debaixo de um guarda-chuva bem grande, no meio de uma chuva danada, me sentindo super protegida na minha cabaninha. Eu era bem pequena, me lembro muito bem desta sensação deliciosa.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Salada de pato com figos

Do magret à salada é um pulo!


Aconteceu o seguinte:

Levei um furo do filhote que não veio pro almoço e esqueceu de dizer à Marina que tinha almoço . Executivos ... Tadinhos... Sem tempo pra nada!
Essa vai para você, Maricota, também!

Voltei do meu treino ciclístico, que estou levando super a sério, bem na hora do almoço e ninguém para o almoço, nem um telefonema.

Bom, como tinha combinado outro programa nem me importei, já estou acostumada com esses probleminhas de última hora e pensei: Jantar já está prontinho e delicioso!

Lá pelas sete horas da noite liga meu marido dizendo que o inglês, lembra do inglês? Pois é, o inglês estava aqui e queria jantar conosco.

Jantar fora ou aqui em casa?

Tem comida?

Tem...

Pato... Inglês... Nada mais conveniente... Amigo... Melhor ainda! Este é muito amigo!


Foi uma maravilha, todos adoramos o jantar, bebemos conversamos e ainda sobrou para o almoço com minha nora Marina que veio hoje comer uma saladinha de pato com figos e colocamos o assunto em dia sem nenhum menino pra atrapalhar.

Fogo!!

Peguei o que restou do pato, tirei a gordura, coloquei em cima de uma salada de folhas e um pouco de brócolis.
4 figos maduros bem lavados e cortados em quatro fritos numa frigideira regada de azeite, açúcar e flambada de cognaque.

Arrumar no prato temperar com azeute e vinagre balsêmico e está pronto um almocinho de última hora bem gostosinho para um dia de semana rapidinho.

Jabuticaba de sobremesa, minha maquina de café mais uma vez se fez presente e agora estou pronta para colocar meu projeto para funcionar.


Aguardem depois de fundir a cabeça tive uma maravilhosa idéia e tirei um projeto da gaveta...

Mãos à obra!

Estou com a corda toda finalmente!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Magret de canard

Vamos lá fazer uma receita que eu adoro e ainda bem que agora o Chico e a Marina têm


vindo almoçar mais aqui em casa, nada como morar mais perto.

Como é mais gostoso cozinhar sabendo que alguém vem para comer logo em seguida.


É gostoso também quando dou aulas e as pessoas aprendem e descobrem que não é tão complicado fazer aquele prato, a alegria quando dá certo, o prazer de verem os outros saborearem e elogiarem aquilo que elas fizeram.


Faz algum tempo que não tenho dado aulas e já ando com saudades.


Aliás, ando com saudades de trabalhar para fora!


Ontem fui almoçar aqui do lado, no Quitanda, e só vi gente que estava na hora do almoço do trabalho, ouvi as conversas das mesas vizinhas, pois estava sozinha, me deu uma certa inveja, saudades. Queria fazer parte desta turma apressada de trabalhadores... Ganhadores de dinheiro... Ando pensando muito nisso ultimamente... Trabalho!

Bom, vamos ao que ando fazendo ultimamente, meu trabalho caseiro...



4 bons peitos de patos, que agora podem ser encontrados no Pão de Açúcar da esquina.

4 pêssegos bem bonitos

Batatas doces

Mexerica

2 colheres de açúcar

Azeite

2 colheres de manteiga

Sal marinho

Pimenta do reino

Um cálice pequeno de Mandarine



Pegue o peito de pato e corte a gordura em retângulos para que quando for grelhar ela não se encolha. Grelhe numa frigideira ou grelha bem quente do lado da gordura até ela derreter e dourar. Depois vire e sele a outra parte, mas o meio tem que ficar bem vermelho, cru para não ficar duro. Tempere só com sal marinho e pimenta do reino.

Deixe descansar para que o sangue vá para o meio.

Os pêssegos devem ser escaldados e depois jogados na água fria para a casca sair inteira como nos tomates, depois de descascados cortados ao meio e tirados os caroços.

Regue uma frigideira com azeite, um pouco de suco de mexerica um pouco de sal e açúcar e deixe os pêssegos dourarem depois de dourados, jogue o cálice de Mandarino para flambar e reserve.

Faça um purê com as batatas doces cozinhando-as e espremendo-as e colocando sal e um pouco de manteiga até se tornar um purê cremoso.


Monte o prato:

Uma cama de purê de batata doce, o magret, e os pêssegos e em volta a calda dos pêssegos.

Um bom vinho e bon apetit!


Claro, se for trabalhar depois só uma tacinha... Se não for aproveite!


Sobremesa? Não precisa. Só um bom Nespresso!!!



Estou metida com meu brinquedo ou não estou?

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Frango com lembranças...

Frango com cogumelos




Peito de frango enrolados em um pedacinho de cenoura, cebolinha.

Vários tipos de cogumelos.




Algumas cebolas pequenas cortadas em quatro.

Alguns dentes de alho inteiros descascados.




Tudo isso com sal e pimenta do reino e regados com o meu mais rico azeite de trufas branco!

Cobri com papel manteiga e coloquei no forno médio até cozinhar o frango, depois tiro o papel e dou uma gratinada.

Comecei a semana animada.

Ontem trouxeram uma sobremesa muito interessante:

É grega, Kutiah, trata-se de trigo demolhado a noite inteira (demolhado é quando fica de molho na água para inchar).
Depois cozinha até ficar mole, bem lembrado pela Joaninha!

Colocam-se uvas passas pretas e brancas.

Maçãs cozidas raladas ou amassadas no garfo.

E mel para adoçar.

Muito bom. Muito saudável!

Vou começar meu treinamento de bicicleteira hoje aqui na academia do prédio.

Pensei que nunca iria colocar os pés neste lugar, mas isto é preconceito puro.

Não tem ninguém e se tiver melhor posso até conhecer alguém e conversar um pouquinho.

Já fui ver, tem uns equipamentos de primeira e som, posso levar alguns CDs em vez de ficar com Ipods nos ouvidos, como é bicicleta levo um livro...

Ai meu Deus! Alguma hora eu preciso aprender a usar essas coisas de academia!

Logo, logo vai esquentar e vou poder andar na piscina...

Virar a mulher maravilha!!!!!

Desejem-me sorte e perseverança para que dure mais que uma semana...


Acho que vou fingir que estou num filme, colocar a música do “Rock o lutador” e pensar que seis meses se passaram e eu estou pelas ruas da cidade andando de bicicleta como no filme do David Hockney, “Bigger Splash” ... E a cabeça vai longe...Londres... Áureos tempos...

Tinha uma bicicleta, era meu meio de transporte. Ia aos museus, à aula, aos teatros, concertos, tudo de bicicleta! Com cestinha e verde escura. Saias compridas da Laura Ashley que estava no começo. Vestidos para andar de bicicleta! Florzinhas mil!

Fui fazer ginástica ao som de Billie Holliday. Só aqui em baixo mesmo.
Por isso valeu a pena, e dá vontade de repetir amanhã.

domingo, 19 de setembro de 2010

Domingo mixo...

Existe dia mais chato que domingo para quem está com a cabeça cheia de minhocas?


Elas estão saindo pelas orelhas, pelo nariz, pela boca e por outros lugares que não posso falar em público senão tenho gente aqui em casa que não vai me deixar em paz o resto da vida.

Tem coisa mais chata que um domingo friozinho, silencioso, nublado, aquele tipo que não é inverno nem verão?

Eu sei que quem está chata sou eu e não o dia, que quê eu posso fazer?

Vou sair para comprar uma massa naquela casa que adoro aqui na esquina, na Fradique com Arthur,  Primo, e ver o que posso fazer para sair um almoço mais reconfortante possível senão vou voltar para cama e esperar o dia passar.


Molho? Quem sabe? Cogumelos, Carbonara, Sálvia, Pesto...

Um roast beef? Franguinho? Lombinho? Nadinha?

Quem sabe nada, nadica de nada?

Claro, tem gente para almoçar, tem Blog pra escrever...

Tem cão pra passear...

Tem remedinho pra tomar e sair alegrinha por aí?

Tem remedinho que resolve todos os probleminhas rapidinho, rapidinho sem angústia?

Não tem...

Então vamos lá tomar um banho, sair pra uma caminhada e ver o que a rua nos traz de diferente e divertido.

Voltar e fazer umas comidinhas, conversar e de repente... Passou o domingão infernal!

Todo mundo tem um domingão infernal!



Massa entrar pelo cano!!Ahahahaha! Com ovos!!


Para a sobremesa:
Pudim de leite!!
Nada mais pecador,reconfortante,de alma,colo de mãe...

1lata de leite condensado
1lata d leite
3 ovos
açúcar para caramelar a fôrma

muita cara de pau para comer!