terça-feira, 31 de agosto de 2010

Lombo de cordeiro com osso

Quer uma coisa mais gostosa que roer osso?


O Mané e eu concordamos plenamente, ele já está de prontidão esperando a vez dele.

Deve estar pensando que finalmente a minha dona pensou em mim!


Sempre fico aqui vendo-a cozinhar, tirar estas fotos, passeio com ela, vou às compras, viajo, fico servindo de brinquedo para os sobrinhos netos e só como aquela ração maldita. Antes pelo menos ficava naquele jardim maravilhoso com meus amigos, tinha um churrasco de vez em quando, tomava banho de esguicho, mas agora é só dormir, passear nestas calçadas sem graça e voltar para dormir... Vida mais sem graça...

Até que enfim uns ossinhos!


Sal , pimenta e fogo muito alto. Nenhum segredo.

Mostarda com azeite e alho para acompanhar e morangos orgânicos para ver se resgatamos o gosto dos adorados morangos que hoje em dia não têm gosto de nada. Lindos, enormes, mas sem gosto de nada, talvez de um pouco de banana lá no fundo.


Choveu? Não!

Então estou indo com a família meleca para praia conforme prometido.

Nunca pensei que precisaria sair de São Paulo em Setembro.

Depois de comprovar que fico muito melhor fora desta poluição, caso provado e comprovado. Por mais que eu pense que é a maior folga, loucura, não sei mais o quê, eu quero mesmo é passar bem. Já que posso, eu vou! Eu e os melequinhas...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Tartufo Bianco


Depois deste fim de semana tão maravilhoso em Campos no Ibaté que me trouxe milhões de recordações de Petrópolis, Carangola, avós, primos, infância, férias, cavalos, adolescência, amizades, todas misturadas em risadas, gins tônicas, conversas, brincadeiras com os gêmeos, caminhadas intermináveis, almoços deliciosos, lareira acesa, noite de lua cheia, queimadas ao longe, vista deslumbrante, quarto e casa de araucária, cama com edredom, vasinhos de copos de leite, ping-pong, amigos de infância, casais amigos de sempre...

Só podia terminar com um Capelli d´Angelo com azeite de Tartufo Bianco e um copo de vinho tinto!


Esta segunda feira tem tanto assunto, tanta coisa, que gostaria de ficar escrevendo para sempre.

Descrever as coisas que fiquei comparando com as que meus avós faziam iguais nas casas de Petrópolis e especialmente em Carangola.

Desde a louça de tomar café que a de Campos era cor de rosa e na casa da Vovó Didy era verde clara, até os vasinhos de copos de leite e na minha avó também fazia e  muitos vasos de Lírio do Vale que deixava a casa com um cheiro que até hoje eu adoro.

Aqueles gramados que acabávamos conversando no sol um pouco frio e que acabava queimando muito.



caminhadas, cavalgadas, gargalhadas, primalhadas...

Férias muitas férias! Os móveis da sala de jantar do Ibaté são muito parecidos com os móveis da casa de Carangola.


É um prazer poder compartilhar mesmo muito tempo depois, casada com alguém que participou disso tudo e que tem histórias nestes lugares e me trouxe, trouxe meus filhos para fazer parte deste mundo com ele, os amigos, os primos, os filhos do amigo que são afilhados e continuam esta história divertida e cheia de idas e vindas costuradas por três companheiros que estão juntos desde sempre mesmo a vida tendo tomado rumos diferentes.


Foi um fim de semana para que os gêmeos, filhos de um dos três,  saibam que esses amigos foram e são até hoje muito amigos.
Eles contaram montes de histórias e brincadeiras que fizeram juntos, cantaram músicas dos disquinhos de histórias que ouviam quando crianças, inventaram brincadeiras novas, enfim se divertiram normalmente como sempre fazem quando estão juntos. O pai e os dois padrinhos.


Claro, tínhamos nós outros, outras, o resto... as amigas, as mulheres ...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Codorninhas com batatas doce e laranjinhas


Nada como um dia depois do outro sem poder fazer nada.


O cheiro de fumaça está no ar e não é das minhas comidas, são das queimadas!

Impressionante como está ruim.

Fico imaginando as crianças...

Já inventei uma historinha do super meleca , que é o Antônio, a melecona Joana, melequinha a Dora e o seu meleca o Fernando. A família meleca que sofre com esse tempo. Eu então tenho que inventar um nome pra mim... super...atchim ou cof-cof! Tataleca!


Bom, vou fazer umas codorninhas com aquelas laranjinhas Kinkon e batata doce que vai dar um gostinho todo especial.

Desta vez vou colocar as codornas no forno temperadas com sal pimenta, alecrim e mostarda encher o refratário de suco de laranja e caldo de galinha, cebola descascada pequena, alho com casca e as laranjinhas, as batatas doce cortadas em pedaços, deixar no forno em fogo baixo para cozinhar e depois dourar.


Deixar mais de uma hora no forno, bastante caldo, forno 180 graus tampado e só quando elas estiverem bem macias deixar dourar e secar um pouco o molho.

Fazer aquele meu multigrãos para acompanhar, uma saladinha e...

Vou fazendo estas receitas enquanto estou por aqui em São Paulo.


Amanhã vou para Campos e se não melhorar o tempo, Cambury! Aqui vou eu com a família Meleca!

Sabe, pode parecer divertido tudo isto, mas é angustiante.

Ainda bem que tenho para onde ir, fujo o tempo todo por aí...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Calor

Não tinha prestado atenção no que aconteceu ontem, mas todo aquele assunto de Sabiá.


Todos comentando o canto do passarinho. Só percebi agora à noite o porquê todos escutaram.

Estava aqui no computador e veio o som de uma pessoa estudando clarinete.

Lembrou-me o tempo que o Joca estudava. As mesmas desafinadas notas que quase nos deixavam surdos. Aquela coisa de embocadura... Até sair uma musiquinha custou...

Daí, percebi o cachorro latindo aqui do lado, o grito do menino, os barulhos em geral.

Está calor!

Janelas abertas!

Ontem dormi de janela aberta e por isso ouvi o passarinho. O Sabiá.

Sabem duma coisa, adoro o calor.

Por mais que reclame do tempo, do ar, adoro esta coisa de ficar de janela aberta e ouvir o mundo lá fora.

Especialmente à noite.

De novo me lembra o Rio de Janeiro.

Morávamos numa rua cheia de parentes e conhecidos e no verão eu adorava sair na hora do jantar e dar uma volta na rua toda. Ver os movimentos das casas, as luzes, as pessoas lá dentro jantando ou chegando do trabalho e depois voltava para minha casa e me sentia fazendo parte de todo mundo.

Devia ter uns 8 ou 9 anos, até 10, não sei, mas adorava dar essas voltas ao anoitecer com o calor que fazia no Rio depois que as cigarras cantavam, antes que tudo ficasse quieto, quando ainda tinha movimento na rua e nas casas.

Acho que foi um pouco disso que estou sentindo agora

Hamburguer com abobrinha, siitake e tomatinhos grelhados

Noite infernal de quem tem problemas respiratórios...

Estou confinada a fazer o menor esforço possível, isto posto, posso cozinhar e escrever a vontade, só não posso comer, por ... Todo mundo sabe por quê!

Esta noite passei a metade acordada pensando, ouvindo na madrugada o primeiro passarinho. Pensei logo na Cotovia do Romeu e Julieta. Lembrei do filme do Zefirelli que fui ver com meu pai lá no Flamengo! Acho que ele nem se lembra disso, mas eu lembro do cinema, da bala, Frumello, e da música que achei a maior das maravilhas, romântico... Lembrei de outro filme que eu vi com ele também no mesmo cinema que foi Fantasia do Walt Disney, já que ele só ouvia música clássica nos levou para ver este desenho.


Minha cabeça foi voando para mais longe eu e lembrei de ver Hair, aqui em São Paulo com ele e morrer de vergonha porque todos ficavam pelados! Vi também Laranja mecânica em Paris, morri de medo...

Todas essas lembranças vieram nessa noite mal dormida porque um passarinho ficou cantando na madrugada e eu acho que era um Sabiá e fiquei lembrando do meu pai e depois voltei pro passarinho que me levou para meu irmão que quando morreu , lá mesmo no velório, apareceu um Sabiá e eu disse para mim mesmo que sempre que visse um Sabiá seria como se estivesse vendo ele...
Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho...voô voô voô voô ... e a menina que gostava tanto do bichinho...chorô chorô chorô chorô...

Bom, depois desta noite cheia de memórias, acordei ou levantei e resolvi fazer uma comidinha que levasse muito tempo, já que tenho que ficar quieta.


Talvez por isso que esteja escrevendo mais um pouco também.

Essas abobrinhas e o Siitake têm que ser feitos bem de vagar porque soltam muita água e chupam muito azeite.

A frigideira tem que estar quente, o mínimo de azeite e sal, colocar umas rodelas de abobrinhas, umas de Siitake e alguns tomatinhos e deixar até que fiquem bem tostadinhos para depois virar e deixar mais um pouco para tostar do outro lado.


Não adianta colocar muito porque enche de água e não tosta. Não adianta colocar muito azeite porque chupa tudo e fica muito oleoso. Coloco depois aquele alho frito pronto.


O hambúrguer, eu resolvi experimentar o do Wessel de fraldinha , não sei se é bom, mas como não estou com nenhuma vontade de comer , fiz um para o Renato e outro pro Chico, depois eles me falam.


Vou ficar por aqui com minhas lembranças e torcendo para esta droga de tempo mudar senão... Vou ter que me mandar!!
...
Não é uma coêncidência?
A conversa com o guarda da rua foi sobre um filhote de Sabiá que ele pegou , criou e faz um ano agora!
A conversa com a vizinha foi sobre o passarinho que cantou de madrugada e a acordou...
Eu nem falei nada sobre o  meu  Sabiá, só disse que ouvi ele cantar desde às 4.30 horas da madruga da mais ou menos...

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Lombo com chucrute e purê de maçã

Depois de ontem, aquela confusão de põe no papel, deixa de molho, põe na Wok, não valeu nada.


Ninguém que comeu aqui em casa gostou muito...

Comida agente tem que fazer com carinho, senão não adianta, não dá certo.

Por mais que eu soubesse daquele macarrão não houve meio de me lembrar como se fazia, não estava com vontade de cozinhar mesmo, o pior é que aparece nas coisas que agente faz.


Estava na cara, nas fotos, no resultado final!

Desculpem, nesses dias, agente deveria ficar quietinha e não fazer nada.

Eu acabei mostrando como pode dar errado...


Já hoje fiz um lombo temperado, por isso esta cor rosada.

Retemperei com bastante suco de laranja, mel e mostarda .
Levei ao forno, depois coloquei alecrim e as batatas já cozidas na água e sal para acabarem de assar no molho.


Peguei um pacote de chucrute pronto, lavei e coloquei para escaldar de novo com um pouco de azeite.

Ralei umas 4 maçãs, juntei umas 2 colheres de açúcar , uma de sal pequena e uma de azeite e cozinhei numa frigideira pequena até as maçãs ficarem macias e depois bati no liquidificador.



Na hora de servir uma boa mostarda Dijon para acompanhar e quem sabe um vinho branco bem gelado ou uma cerveja!
Deixar no forno até dourar!

Chucrute tem gosto de Vô Otto, Petrópolis,férias... Batata cozida gosto de domingo... Lá longe... Bem longe...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

WoK de "Long Kou Fen Li" macarrão japonês(chinês)

                                   Depois de pronto na Wok ficou bom!!
Macarrão japonês feito de feijão verde e água.

Aquele transparente. Pode ser chamado de Harussame.

È divertido variar e fazer uma trouxinha de papel de alumínio, com Nirá, cogumelo, pupunha desfiada, azeite e shoyo. Bem japonês se não fosse os dois bifinhos de filé mignon grelhados para acompanhar. Se bem que o macarrão não é japonês , é chinês!
DEU ERRADO!
Melhor colocar na Wok e deixar com um pouco de água hidratar o macarrão e misturar os outros ingredientes, o Nirá, os champignons, a pupunha e ir deixando cozinhar.
Abri o papillote e estava cozido o Nirá, a pupunha mas o macarrão estava seco e duro.
Coloquei tudo numa Wok e coloquei um pouco de água para hidratar o macarrão e aí ficou bom, mas nenhuma maravilha...
É mesmo uma segunda sem graça...
Vou deixar assim mesmo e escrito assim mesmo com todos os erros!


Não deixa de ser um prato de regime.

Quem preferir pode fazer um salmão grelhado ou outro peixe para acompanhar ou colocar dentro do próprio papillote, como eu só tinha esses bifes, ficarão assim mesmo.Não dá certo...


Eu fui num médico uma vez que me passou um regime que podia comer de tudo menos: arroz, açúcar, farinha e leite...Leite? Acho que sim!

                                                    Não deu certo!!Ficou seco!!
Vou verificar, mas este macarrão dá para este regime, é feito de feijão!!                           

Glutem, feijão tem glutem?

Meu Deus! Hoje estou um pouco confusa...

Bem se vê que é segunda-feira...

Acho melhor parar de escrever e deixar o resto para amanhã, que tal?

Pronto! Uma amiga me salvou!

Disse que para fazer qualquer coisa com esse macarrão tem que colocar de molho na água fria por 15 minutos!

Então pode deixar de molho, colocar no papel de alumínio com as coisas que vai dar certo!!!! Fazer o papillote finalmente...

Obrigada Frapê!! Bjs

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Almoço das dindas!

Maria estava aqui no Brasil e é madrinha do Antônio e eu sou madrinha dela!
Fizemos um almoço de madrinhas de sobrinhas,porque a Joana veio também e de primas porque a Gabi também apareceu!
Fomos comprar uns camarões de dinda, o antônio e eu para rforçar aquele prato de ontem, o bacalhau.
Coloquei por cima, uns bichões com azeite, pimenta do reino,  sal grosso e forno muito alto pouco tempo e muito mais couve.
Prato reformado, almoço de prima para as meninas!
Fizemos uma farrinha, conversamos , matamos a saudades e agora não sabemos quando nos reunimos de novo.
Muito bom essa coisa de madrinha... De sobrinha...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Bacalhau com couve

Adoro bacalhau! De qualquer jeito e maneira! Já disse isso!

Hoje vou fazer um bem simplesinho, com aquelas banbejinhas que vendem desfiados nos supermercados. Aquelas que têm uns restinhos e dá só para sentir o gosto lá no fundo.

Pois é, para ver como podemos fazer um prato bem bonito com pouca coisa.


Vou dedicar ao meu querido Guido que está de partida para Amsterdã no domingo.

Mais um que vai nos deixar, e quem sabe a sua namorada vai também, uma outra pessoa querida e especial, uma artista. Dois artistas, dois queridos.

O Guido é uma estória à parte. Um dos melhores amigos do meu filho Chico e que sempre tinha resposta para tudo, sempre mordaz, rápido e muito inteligente. Muito carinhoso e prestativo!

Preciso confessar que no começo da amizade deles fiquei até preocupada porque os dois eram umas feras, sempre aprontando, inquietos, inquisidores, inconformados.

Os cabelos do Guido era um outro capítulo! Meu marido dizia que tinha uma parte na herança para ele sempre manter o estilo, sempre surpreendendo. Quando ele aparece com cabelos mais ou menos normais, sai da herança.

O Guido na primeira vez que foi jantar fora com a gente pediu um prato cheio de legumes e vegetais e comeu todinho conversando e contando montes de novidades e nomes de restaurantes, adora novidades... Uma figura!

Bom, este que já é meu leitor e cozinha como ninguém tem milhões de estórias que poderia ficar aqui escrevendo horas, mas iria inibi-lo e não contar do meu bacalhau que é o que interessa a todos.


Demolhei ,a noite toda, trocando a água algumas vezes. Como está muito frio nem coloquei na geladeira. Tirando todo o sal escorri e deixei para ver se tinha alguma espinha, encontrei duas.

Cortei algumas batatas, três cebolas, quatro tomatinhos, peguei alguns dentes de alho com casca, algumas azeitonas pretas e quatro folhas de couve bem verdes e tenras.

Cortei as folhas de couves em pedaços e embrulhei e fui enfiando em um refratário as batatas, bacalhau, cebolas, couve, tomates, dentes de alho, azeitonas, corrigi o sal e coloquei pimenta do reino e azeite português! Reguei e coloquei no forno.

Com o retrato podem ver que ficou um prato bem colorido, rendeu bastante e provavelmente vai ficar uma delícia.


Guido, boa viagem! Vamos morrer de saudades! Mais um para visitar... Ana Luiza você vai?

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Frango com quiabo

Esta seria uma outra receita para o tal inglês, mas eu lembrei mesmo foi do meu filho Joca que adora uma farofa, da Cami, do Rafa que agora está longe, da Marina que pode fazer pros filhotes,da Maria que está aqui, mas quando voltar... Nada de inglês!


Será que arranjam quiabo fácil?


Não é complicado.

Peguei as sobre coxas sem peles temperei bem com sal pimenta do reino, algumas ervas, tomilho, alecrim, salsinha e deixei para pegar o gosto.


Depois lavei os quiabos na água fria primeiro, para não criar baba, e cortei as pontas e as cabeças fora e parti em pedaços, ele já seco. Quiabo menor é melhor! Se for maior precisa cozinhar mais.



Numa panela ou Wok bem quente coloquei um fio de óleo e deixei os pedaços de frangos dourarem e depois fui juntando aos poucos um pouquinho de água quente para eles cozinharem e irem pegando aquela corzinha marrom. Coloquei um cálice de conhaque. Não precisa, mas eu sempre gosto de colocar uma bebidinha para dar uma graça.


Quando o frango estiver macio, bem macio, empurre para um lado da panela e coloque o quiabo e tampe. Deixe sem mexer até o quiabo trocar de cor e ficar cozido. Talvez precise de um pouco mais de sal.


Faça uma farofa com um pedaço de manteiga e farinha de mandioca. È outra coisa que não sei se vão arranjar por aí, farinha de mandioca...

Podem fazer uma farofa de farinha de pão velho moído com azeite e azeitona.

Rale o pão velho e ponha na frigideira com um pouco de azeite e sal, pique umas azeitonas e deixe torrar.

Bon apetit! Saudades!